Home Arquivo de conteúdo Cinema Petrobras em Movimento chega a 15ª edição na Baixada
Arquivo de conteúdo - 12 de maio de 2014

Cinema Petrobras em Movimento chega a 15ª edição na Baixada

Esse mês, municípios da Baixada Fluminense recebem filmes nacionais

 cinema-petrobras-movimento

Maio de 2014 – O Cinema Petrobras em Movimento volta a exibir gratuitamente filmes nacionais por todo o paísEsse mês, municípios da Baixada Fluminense recebem o circuito 2014. A sessão inaugural será nesta segunda, dia 12, em Nova Iguaçu, com exibição do filme “Brichos 2” na Escola Municipal Rio D’Ouro às 13h30. Já Duque de Caxias tem sessões no dia 16, na Escola Adelina de Castro, a partir das 8h.

 

Além de escolas da rede pública de ensino, as projeções acontecem em sedes de projetos sociais, casas de saúde, e onde mais for possível montar uma tela e fazer o cinema chegar até a população. Em cada um desses lugares há agentes culturais contratados e capacitados pelo Cinema Petrobras em Movimento.

 

Esse ano, o projeto já passou por Rio de Janeiro e Bahia. Até setembro, 152 municípios serão visitados em todo o país, entre eles Juiz de Fora, Barbacena, Lagoa Santa e Brumadinho. A expectativa é alcançar 70 mil espectadores, em cerca de 900 sessões.

 

Já na 15ª edição, o projeto leva a sétima arte a comunidades sem salas de cinema,com patrocínio do Sistema Petrobras. Esse é o maior circuito de exibição não comercial da América Latina.

 

Os três filmes selecionados para este ano estão relacionados ao universo infanto-juvenil e à história do país. “Colegas”, de Marcelo Galvão, apresenta três amigos portadores de síndrome de Down que partem em uma aventura em busca dos próprios sonhos; “Brichos2- A Floresta é Nossa”, de Paulo Munhoz, mostra a luta pela fictícia Brainforest; “Uma história de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, é uma animação para adultos que conta a história do Brasil desde as batalhas dos tupinambás até a guerra mundial pela água, no futuro.

 

Os títulos escolhidos cobrem todas as faixas etárias e seguem o critério de qualidade técnica e artística, além da relevância de seus temas na geração de reflexões e debates.

 

O Projeto

O maior projeto de difusão do cinema brasileiro com abrangência em 26 estados da federação, o Cinema Petrobras em Movimento trabalha de forma contínua pela democratização do acesso ao cinema nacional, formando plateias para os produtos audiovisuais brasileiros e revigorando a carreira dos filmes por meio de sessões gratuitas. O projeto reconhece a cultura e o audiovisual nacional como ferramentas para a educação e a transformação social, estimulando o fortalecimento de imaginários e identidades brasileiras e fomentando debates em torno de temáticas de interesse nacional abordadas nos filmes.

 

Em 15 anos de atividade, o Cinema Petrobras em Movimento já capacitou cerca de 520 Agentes Culturais, realizou mais de 16mil sessões gratuitas em 1.113 municípios, atingindo mais de dois milhões de espectadores em todo o território nacional. Trata-se do maior circuito não comercial de exibição da América Latina.

 

Os Filmes

 

Colegas

Trailer:https://www.youtube.com/watch?v=Kf07YeqMOtg

Ficha Técnica

Gênero: Comédia, Aventura

Duração: 99 min.

Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos

Lançamento: 2012 (Brasil)

Direção: Marcelo Galvão

Com: Ariel GoldenbergRita PokkBreno Violamais

Sinopse

Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e, inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gosta nem um pouco dessa “brincadeira”. Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

 

Uma História de Amor e Fúria

Trailer:www.youtube.com/watch?v=e8pzqnvV4AY

Ficha Técnica

Gênero: Animação, Drama

Duração: 75 minutos

Classificação Livre

Lançamento: 2012 (Brasil)

Direção: Luiz Bolognesi

Com: Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro

Sinopse

Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.

 

Brichos 2- A Floresta é Nossa

Trailer: www.youtube.com/watch?v=c9I-HwLSgVs

Ficha Técnica

Gênero: Animação, Família

Duração: 85 minutos

Lançamento: 2012 (Brasil)

Classificação 12 anos

Direção: Paulo Munhoz

Com Marcelo Tas, Fabíula Nascimento, AntonioAbujamramais

Sinopse

O jaguar Tales e o quati Jairzinho estão de férias na Floresta da Vila dos Brichos, conhecida internacionalmente como Brainforest. Ao mesmo tempo, o tamanduá Olavo e seu filho Bandeira vivem aventuras no deserto de Noforest, enquanto o pequeno joão-de-barro Dumontzinho passa por um intercâmbio estudantil em Iceforest. Os amigos levam suas respectivas aventuras até que os vilões Mr. Birdestroy (Marcelo Tas) e AL Corcova (Antonio Abujamra), aliados a Ratão (André Abujamra), tentam convencer todos a cederem a floresta em nome de uma suposta modernidade. Sem alcançar o objetivo, Birdestroy e Corcova resolvem tomar o lugar usando a força bruta.

 

Nova Iguaçu

Data: 12/05

Horário: 13h30

Local: Escola Municipal Rio D’Ouro (Rua João Mário, 15)

Filme: Brichos 2

 

Data: 13/05

Horário: 9h e 14h

Local: Escola Municipal Barão de Tinguá (Praça da Barão de Tinguá, 140)

Filme: Colegas e Brichos 2

 

Duque de Caxias

Data: 16/05

Horário: 8h, 10h30, 13h, 15h e 18h

Local: Escola Adelina de Castro(Av. Tupinamba de Castro – Campos Elíseos)

Filme: Brichos 2

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Teatro Sesi Caxias apresenta versão de “Frozen – Um musical Congelante”

A magia da história de um reino gelado onde as princesas Elsa e Anna perdem seus laços fam…