Home Cidades Sítios arqueológicos são encontrados em obras na Baixada Fluminense
Cidades - 25 de abril de 2012

Sítios arqueológicos são encontrados em obras na Baixada Fluminense

Rio –  Antropólogos e técnicos do Instituto de Arqueologia Brasileira, em Belford Roxo, já estão catalogando as peças encontradas em 62 sítios arqueológicos descobertos recentemente durante as obras do Arco Metropolitano, com 70,9 quilômetros de extensão. Foram localizados sítios arqueológicos nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, Seropédica e Itaguaí.

A coordenadora de Planejamento Urbano Metropolitano da Secretaria de Obras, Carmen Lúcia Petraglia disse que novas descobertas devem ser feitas até o fim das obras, em dezembro de 2013.

“Ainda existem áreas não desapropriadas e com cobertura vegetal que serão escavadas para passar a estrada. Os sítios arqueológicos representam a raiz genética e cultural do povo da Baixada. São os primeiros registros da ocupação da região e comprovam que lá viveram índios, escravos e europeus”, disse a coordenadora.

Até agora, o mais antigo sítio encontrado é um sambaqui de Duque de Caxias, com mais de dois mil anos de existência.

Peças inteiras foram recolhidas

O instituto já recolheu 50 mil peças inteiras ou fragmentadas no trajeto da futura rodovia, entre elas, cachimbos africanos, louças europeias dos séculos 16,17, 18 e 19 e urnas funerárias. Parte das peças está sendo mostrada numa exposição itinerante que já foi vista por nove mil pessoas.

O Arco, que vai ligar o Comperj, em Itaboraí, ao polo siderúrgico da Zona Oeste do Rio e ao Porto de Itaguaí, é uma rodovia estratégica para o desenvolvimento do estado.

 

Fonte: O Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Rio e parte da Baixada Fluminense terá falta d’água por 24 horas a partir da manhã desta terça

 A cidade do Rio de Janeiro e boa parte da Baixada Fluminense devem enfrentar problemas no…