Home Duque de Caxias Café com História homenageia memorável moradora da cidade
Duque de Caxias - Notícias - 11 de julho de 2012

Café com História homenageia memorável moradora da cidade

O bem-sucedido projeto Café com História, criado pelo Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias, em parceria com a Associação dos Amigos do Instituto Histórico, promoveu no dia 05 de julho, mais uma edição. Desta vez, a convidada especial foi a escritora, professora e artista plástica, Magaly Quintanilha, moradora, há 60 anos, do bairro Jardim Primavera. O projeto visa realizar entrevistas com personalidades e cidadãos da cidade.
Dona de uma memória privilegiada, Magaly relatou fatos marcantes da época, incluindo sua trajetória de vida, envolvida pela superação em se formar com poucos recursos financeiros, pelo seu exemplar trabalho social com crianças carentes do bairro, e a tradição de sua família na região, onde tem até rua com o nome de seu pai, Paulo Torres Quintanilha, na qual a homenageada reside.
Magaly Quintanilha tornou-se ainda mais conhecida depois que participou do cinquentenário de Jardim Primavera, promovido pelo Rotary Clube. Dez anos depois, nos sessenta anos do bairro, quando ela mesma promoveu um projeto denominado Jubileu de Diamante do Jardim Primavera, constituído de três eventos: o primeiro de caráter cívico com desfile de escolas e ato ecumênico; o segundo, uma noite de gala com atividades culturais e de promoção social; e, o terceiro uma Gincana com a participação de três Grupos de Terceira Idade existentes no bairro. Magaly escreveu ainda duas poesias comemorativas dos aniversários do bairro. E no ano de 2008, criou o livro A História de um Bairro Diferente, que será lançado em setembro, comemoração dos 65 anos do bairro.
“O objetivo visa estimular a interação entre a comunidade e a recuperação da história da cidade, traçando um importante painel da memória duquecaxiense”, disse a diretora do Instituto Histórico, Tania Amaro.

As entrevistas estão disponibilizadas no Banco de Oralidade do acervo do Instituto Histórico, permitindo que pesquisadores acessem seu conteúdo no formato audiovisual.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …