Home Duque de Caxias Câmara de Caxias comemora 10 anos da revista Pilares da História, com distribuição gratuita para a população
Duque de Caxias - Política e Governo - 6 de dezembro de 2011

Câmara de Caxias comemora 10 anos da revista Pilares da História, com distribuição gratuita para a população

A Câmara Municipal de Duque de Caxias promoveu, no dia 05 de dezembro, uma sessão solene em comemoração aos 10 anos da revista Pilares da História, criada pelo Instituto Histórico da Casa Legislativa. A ocasião serviu ainda para o lançamento da 12ª edição do exemplar, com distribuição gratuita para a população, além da entrega de 17 Moções de Aplausos, para personalidades de destaque na cidade, nas áreas da História, Cultura e Educação. O evento foi presidido pelo presidente da Casa, Dalmar Lírio Mazinho, que, sensibilizado com a repercussão positiva do trabalho, falou sobre a importância da valorização da riqueza cultural e histórica de Duque de Caxias.

“É uma honra como chefe do Poder Legislativo apoiar a preservação do passado de nossa cidade e oferecer acesso à população. Nasci aqui e vejo de perto sua transformação. É importante conhecer bem de onde viemos para darmos mais valor”, declarou Mazinho, que ainda aproveitou para parabenizar a diretora do Instituto Histórico, Tania Amaro, por sua iniciativa.Visivelmente emocionada, Tania Amaro, disse ser esse um marco para a cultura de Duque de Caxias e atribuiu essa conquista ao apoio da atual gestão da Câmara.

“A cada ano era lançado um livro, com verba do Governo do Estado. Porém, o Mazinho viu a importância desse trabalho para a sociedade e decidiu investir, por meio de verba municipal, na edição de mais dois exemplares só este ano”, comemorou Tania Amaro.

Durante o evento, foi feito um minuto de silêncio em memória da renomada historiadora Maria Yedda Linhares, que faleceu no dia 29/11, e do professor de Língua Portuguesa e Literatura, Galba Saturnino da Silveira, que faleceu no dia 08/11.

A diretora do Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias, Marlucia Santos de Souza, palestrou sobre a importância de guardar a memória da cidade.

A sessão comemorativa contou também com apresentação da banda Cinco Sonhos, formada por cinco alunos do Colégio Estadual Professor Jose de Souza Herdy, onde Tania Amaro leciona História.

Alexandre Munhós (vocalista e guitarrista), Jhonatas Batista (bateria), Wesley Santos, (violino e sax tenor) , Werner Brandão (guitarra solo) e Rhenan Neves ( contrabaixo) executaram as músicas  “Dezembro”, de Fagner; “Fátima”, de Legião Urbana e “Levino”, de autoria da própria banda.

Outra atração da noite foi a apresentação de uma roda de capoeira, do Grupo Maragojipe, de Mestre Gege, que teve a participação de alunos do Colégio Pinheirinho Costa e do Museu Vivo do São Bento.

A revista Pilares da História traz em sua edição textos de historiadores, pesquisadores e intelectuais, que doam seus conhecimentos para o enriquecimento da narrativa do exemplar. Com 103 páginas, que conta ainda com algumas imagens da época, a revista pode ser adquirida, gratuitamente, no Instituto Histórico, que fica no subsolo da Câmara Municipal de Duque de Caxias, na Rua Paulo Lins, 41 – Jardim 25 de Agosto.

Participaram também da solenidade, o presidente da Associação de Amigos do Instituto Histórico, Paulo Christiano Mainhard, do diretor de Referência de História de Duque de Caxias, do Museu Vivo de São Bento, da diretora do Centro de Memória da Educação em Duque de Caxias, Márcia Spadetti,do  o diretor do IPAHB de Nilópolis, Guilherme Peres, e de Rogério Torres, da Associação dos Amigos do Instituto Histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …