Home Duque de Caxias Campeã de Matemática é destaque em seminário de Caxias
Duque de Caxias - Educação - 13 de agosto de 2011

Campeã de Matemática é destaque em seminário de Caxias

Aluna da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias, a estudante Vanessa Rodrigues, de 15 anos, medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática, foi o grande destaque do seminário “Tecendo Redes na Educação que Transforma”. O evento, realizado nos dias 10 e 11 de agosto, no Teatro Raul Cortez, reuniu alunos, profissionais de educação, parlamentares e representantes da sociedade civil na luta por uma educação pública de qualidade.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a solenidade teve como objetivo comemorar o Dia do Estudante, festejado em 11 de agosto. Durante os dois dias, foi debatida a qualidade da educação pública, com palestras, como a do professor Lino de Macedo, do Departamento de Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade da USP. Convidado especial, o artesão Otacílio Braga, de 79 anos, especializado em redes de pesca, teceu pacientemente uma nova rede.

 

No segundo dia, uma apresentação do Grupo de Teatro da Escola Municipal Parque Capivari encantou os mais de 400 presentes, entre alunos, professores, diretores e familiares, com a peça “A rebelião dos sinais”, do escritor André Mansur. Com uma linguagem bem humorada, os alunos deram alma a personagens que representavam os sinais gramaticais abandonados pelos jovens usuários da internet: acento circunflexo e agudo, vírgulas, reticência e exclamação, entre outros. Na peça, a “pobre trema”, abolida pela reforma ortográfica, foi parar na sarjeta. Virou um mendigo ortográfico.

Dirigidos pela professora Margareth Dias, os jovens atores levantaram a plateia ao fim da apresentação, da mesma forma que a estudante Vanessa, ao ser homenageada pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática. Muito feliz, o prefeito Zito preferiu que a homenagem fosse feita por outros alunos da rede. “Este momento é dos alunos e fico contente em que eles façam a entrega do título”, disse o prefeito. Foram contempladas, também, a diretora da Nossa Senhora do Pilar, professora Patrícia Monteiro, e a professora Vânia Carmela, que incentivou os alunos a se inscrever na competição.

A secretária de Educação, professora Roseli Duarte, lembrou que Vanessa é uma prova de que a luta para melhorar a qualidade do ensino público municipal está no caminho certo. “A Vanessa é a terceira melhor em matemática em todo o Brasil, numa olimpíada que avalia o desempenho das escolas públicas”, destacou Roseli. O prefeito Zito elogiou a diretora da Nossa Senhora do Pilar, Patrícia Monteiro, e a professora Vânia. “A Venessa é um motivo de orgulho para todos nós e deve servir de exemplo para os outros alunos da rede. Ela é uma prova de que estamos no caminho certo para voltarmos a ter uma educação de qualidade”, concluiu Zito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (6) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo Lutava co…