Home Duque de Caxias Caxias apoia 59ª DP para investigar maus-tratos a animais
Duque de Caxias - Notícias - 22 de março de 2012

Caxias apoia 59ª DP para investigar maus-tratos a animais

 

Em um acordo inédito na Baixada Fluminense, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias e a 59ª DP, estabeleceram uma parceria para registrar e apurar as denúncias de maus-tratos a animais encaminhadas pelo Programa de Bem-Estar Animal. O delegado da 59ª DP, Claúdio Vieira, recebeu as primeiras denúncias das mãos do coordenador do programa, Vanderlei da Silva, o Auau. “São cães presos sem alimentação ou água, gatos doentes abandonados pelos donos, cavalos que trabalham até a exaustão, entre outras barbaridades”, enumerou o coordenador.

 

De acordo com Vanderlei, a Lei Federal 9605/98 crimaliza os maus-tratos a animais, por isso é de competência da polícia a investigação de denúncias e a sua aplicação. “Apesar desta determinação, ainda são raras as delegacias que cuidam desta lei e investiguem estes casos. Com esta parceria, Duque de Caxias se torna referência no assunto em toda a região, servindo de exemplo para outros municípios”, afirmou.

 

Claúdio Vieira apoiou a iniciativa do Programa do Bem-Estar animal. “Fui procurado pelo Vanderlei e concordo que, caso sejam confirmados, estas casos não devem ficar impunes. Vamos investigar cada um dos casos denunciados. Esta é nossa responsabilidade”, afirmou o delegado, destacando que as pessoas devem continuar denunciando casos como este ao programa de Bem-Estar Animal, que os protocolará e encaminhará a delegacia. “É um dever de cidadania. E este apoio facilitará muito o nosso trabalho”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …