Home Notícias Cursos e Concursos Caxias: Casa da Mulher oferece oportunidade de geração de renda
Cursos e Concursos - Duque de Caxias - Notícias - 11 de abril de 2013

Caxias: Casa da Mulher oferece oportunidade de geração de renda

A Casa da Mulher de Duque de Caxias continua funcionando a todo vapor. O espaço, batizado em homenagem a ex- primeira dama Ruth Cardoso, oferece oficinas de artesanato e cursos para mulheres que buscam uma fonte de renda. Além das capacitações, o local funciona como um espaço de convivência reunindo mais de 150 alunas semanalmente. Segundo a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Peixoto, o objetivo da atual gestão é ampliar o número de atividades oferecidas, que já somam mais de dez.

artesãs
Patchwork, decupagem, arte em feltro, são apenas algumas das oficinas promovidas diariamente. O local foi fundado em 2003, e desde então tem recebido mulheres de diferentes bairros e de outros municípios que possuem em comum, o desejo de ocupar o tempo com atividades saudáveis e de quebra, fazer uma renda extra. “Recebemos mulheres bem diferentes. Algumas já criaram os filhos e estão ociosas, a Casa é um motivo para saírem do estado de depressão. Nossa intenção é ampliar o número de cursos e oficinas para atender ainda mais mulheres“, disse a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Peixoto.

Cursos de artesanato como pintura em tecido, fuxico e patchwork estimulam a geração de renda
Cursos de artesanato como pintura em tecido, fuxico e patchwork estimulam a geração de renda

A instituição também oferece ginástica e assistência nutricional. As atividades são todas gratuitas Segundo a coordenadora Rita Maria de Paula, a procura pelos cursos e oficinas  atrai mulheres de todas as idades e de outras localidades. “Atendemos mulheres de todos os bairros a partir dos 18 anos. Temos alunas até da Ilha do Governador”, revelou.

No dia 03 DE MAIO começa a oficina de confecção de bolsas
No dia 03 DE MAIO começa a oficina de confecção de bolsas

MULHERES DIFERENTES COM O MESMO OBJETIVO

O local recebe um público diverso, com perfil bem diferente. Na mesma oficina, mulheres de várias idades, com rotinas distintas se unem para aprender e trocar experiências. “A maioria vem procurando preencher o tempo e aumentar a renda. Algumas possuem problemas de saúde, estão deprimidas com alguma perda e aqui se distraem, criam amizades. A nossa relação não é somente de professor e aluno, mas nos tornamos amigas de verdade”, contou a professora de artesanato, Ester Amorim Bittencourt.

As beneficiadas são incentivadas a comercializar os produtos em feiras e reuniões. Mãe e filha, Iraci (66) e Iara Marinho (45) começaram a frequentar a Casa da Mulher há um ano e o entusiasmo foi tão grande que hoje são referência para as outras alunas. “Aqui aprendemos, nos distraímos e ainda fazemos amizades. Recomendamos a Casa da Mulher para todas as nossas vizinhas”, concluíram as moradoras do bairro Figueira.

SERVIÇO

A Casa da Mulher Caxiense Ruth Cardoso funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Alameda Rui Barbosa, Quadra 17, Lote 08, no bairro Jardim Primavera. Maiores informações pelo telefone 2773-1896.

1 comentário

  1. Oi boa noite, gostaria de conhecer o local e saber mais informações sobre os cursos, estou a procura de cursos de crochê ,vcs tem ? Podem me responder por e-mail ou por what sap 21987823541.Desde já grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …