Home Duque de Caxias Caxias: Defesa Civil firma parceria com projetos da Unigranrio
Duque de Caxias - 29 de janeiro de 2014

Caxias: Defesa Civil firma parceria com projetos da Unigranrio

O secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Marcello Silva da Costa, participou este mês da solenidade de entrega dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvidos pelos universitários do curso de Sistema de Informação, da Universidade Unigranrio, em Duque de Caxias. A visita do secretário reforçou os laços de parceria com a instituição, no incentivo aos projetos, pesquisas e soluções tecnológicas que auxiliem nos mecanismos de proteção e alertas de chuvas e vazamento de gases.

“Gostei de todos os projetos. O diálogo para uma parceria com a secretaria de Defesa Civil foi ampliado. Acredito que a Unigranrio poderá ser uma grande aliada na condução de ideias em torno das demandas de nossa cidade”, disse o secretário.

O coordenador do bacharelado em Sistemas de Informação, da Unigranrio, Alessandro Cerqueira, explicou as vantagens de um dos sistemas apresentados: a plataforma Arduino.

“É uma plataforma de hardware, de código aberto que permite controlar e obter dados de sensores, que podem estar conectados a sistemas computacionais. Capta as informações sobre chuvas e manda mensagens por e-mails e por telefones aos moradores, avisando sobre situações de emergência, tudo em tempo real”, destacou o coordenador.

Outra novidade foi o sistema de detecção de gás. Este equipamento também se baseia no Arduino. Um sensor envia alerta de vazamento de gás via twitter, e-mail e SMS (celular). Ele pode ser utilizado por donos de restaurantes, postos de gasolina e outros estabelecimentos comerciais. O acadêmico José João Ferreira Machado é autor desta tecnologia.

Foram apresentados ainda, um robô para detecção de gás metano em aterros sanitários;  um veículos aéreo (não tripulado) controlado pelo sistema android usado para vigilância de áreas de difícil acesso, em sobrevoos, a exemplo de locais em que possam ocorrer deslizamentos, enchentes e desastres naturais.

Ainda em desenvolvimento, está o Flooduino, sistema de monitoramento de cheias que busca proporcionar um monitoramento dos leitos dos rios e seus afluentes.

Todos os projetos acadêmicos estarão à disposição da prefeitura de Duque de Caxias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …