Home Duque de Caxias Caxias elege seus novos conselheiros tutelares
Duque de Caxias - Notícias - 12 de dezembro de 2012

Caxias elege seus novos conselheiros tutelares

 

Foram realizadas no domingo, 9 de dezembro, as eleições para membros dos Conselhos Tutelares de Duque de Caxias. Com 23 postos de votação em escolas municipais pelos quatro distritos, o pleito começou às 9h e se encerrou às 16h, ocorrendo sem transtornos. Dezenas de voluntários estivaram presentes nos postos como mesários, presidentes de seção e coordenadores. O processo de votação foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Conselho Tutelar é um órgão público independente composto de cinco membros e cinco suplentes eleitos por mandatos de três anos na região em que atuam para acompanhar e investigar denúncias relativas às crianças e adolescentes em sua relação com a família, o poder público e a comunidade, definindo as medidas a serem aplicadas. A cidade de Duque de Caxias é dividida em três regiões, cada uma com seu conselho.

Ao contrário do que ocorre com as eleições para o Legislativo e Executivo, os eleitores votam na eleição do Conselho Tutelar apenas se quiserem. Bernardete Araújo Fintelman, 65 anos, pensionista, foi uma das que fizeram questão de comparecer a Escola Municipal Joaquim da Silva Peçanha, no bairro Beira-Mar, para votar. “É um grande prazer participar e dar minha contribuição”, afirmou.

O casal Adriano Lourenço, marítimo, 30 anos, e sua esposa Selma Barbosa, 30 anos, votaram na Escola Municipal Imaculada Conceição, no bairro Figueira. “Os Conselhos Tutelares são importantes para cuidar de forma imparcial de nossa juventude. Tirar alguns minutos de nosso domingo para participar do processo que os elegem é o mínimo que podemos fazer”, disse Adriano.

A apuração do resultado da eleição ocorreu no mesmo dia, após o fechamento das urnas e foi acompanhada de perto pela secretária Municipal de Assistência Social, Roseli Duarte. Os conselheiros eleitos serão empossados no dia 19 de dezembro pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Duque de Caxias.

Abaixo, a lista dos membros titulares de cada conselho do município.

1º Conselho

Ana Paula Rosa Assis

Denise Maria de Oliveira Souza

Luiz Antônio de Oliveira Fernandes

Luiz Ricardo da Silva Júnior

Rodrigo da Silva Alves

2º Conselho

Alexandre Meira Valentino

Iracema Paula Lopes

Ledlamá Sá da Silva

Maria Imaculada Azeredo Martins

Olicéa da Silva Soares

3º Conselho

Ana Cristina Lopes Borel

Edson da Conceição Araújo

Michele da Conceição Rezende

Nora Ney Azevedo de Oliveira

Rachel Cristina Oliveira da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …