Home Duque de Caxias Caxias: Expo Reciclagem apresenta moda politicamente correta
Duque de Caxias - Notícias - 6 de junho de 2013

Caxias: Expo Reciclagem apresenta moda politicamente correta

expoRoupas confeccionadas com tecidos de guarda-chuvas usados, acessórios feitos de garrafa pet e produtos de limpeza ambientalmente corretos. Estas são apenas algumas das novidades na 1ª Expo Reciclagem e Sustentabilidade, que acontece até sexta-feira (7/6 )na quadra da Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias. A Feira, uma iniciativa da secretaria municipal de Meio Ambiente, reúne empresas, instituições e artistas que transformam materiais descartados após o uso em soluções para o dia-a-dia e para o meio ambiente. Com mais de 30 estandes, o evento recebeu elogios do vice-prefeito Laury Villar e da primeira dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, que visitaram o local e cumprimentaram os expositores na quinta-feira (5/6), durante a abertura da feira.

Sacos plásticos, garrafas pet, sobras de couro foram usados como matéria prima para as criações da dupla Paul Reis e Jô di Moura
Sacos plásticos, garrafas pet, sobras de couro foram usados como matéria prima para as criações da dupla Paul Reis e Jô di Moura

Mais do que uma feira de reciclagem, ela é um ponto de divulgação de iniciativas em favor do desenvolvimento com sustentabilidade e um local onde visitantes e expositores podem trocar informações. Segundo a secretária de Meio Ambiente , Lauricy Silva, a expectativa é que cerca de cinco mil pessoas visitem a mostra. “Este evento marca uma nova Caxias. Chega de aparecer na mídia como a cidade do lixo. Agora é Caxias da sustentabilidade, da reciclagem e do meio ambiente”, disse a secretária.

Última criação a entrar na passarela, o vestido de noiva produzido com garrafas pets foi destaque no desfile.
Última criação a entrar na passarela, o vestido de noiva produzido com garrafas pets foi destaque no desfile.

A 1ª Expo Reciclagem e Sustentabilidade é uma iniciativa inédita na cidade e que se depender dos expositores terá vida longa.  Brígida Santos, do atelier Brigida Rio Patchwork, já começou a pensar em sua participação na exposição de 2014. “A iniciativa é super válida. Pela primeira vez, Caxias tem uma feira voltada para a sustentabilidade, para a reciclagem. Podem contar com a minha presença em 2014”, declarou.

A qualidade dos produtos e a criatividade dos expositores surpreenderam as amigas Tânia Ribeiro, 56, e Cirene Oliveira, 65. Moradoras do bairro Itatiaia, elas fizeram questão de percorrer todos os estandes e ficaram encantadas com as soluções e criações produzidas com materiais descartados. “Ficamos de boca aberta com o trabalho apresentado pelos participantes. Estão todos de parabéns, inclusive a prefeitura, que pela primeira vez realiza uma feira sobre o meio ambiente”, comentou Tânia.

Desfile

Sustentabilidade e reciclagem foram também os temas usados pela dupla de designers Paul Reis e Jô Di Moura para criar as peças usadas pelas modelos no desfile que encerrou o primeiro dia do evento. O casal utilizou folhas de revistas, frascos de produtos de higiene e antigos filmes fotográficos para provar que o lixo pode virar um luxo. Entre as criações, o destaque ficou para o vestido de noiva, confeccionado com papel e garrafas pet. “Queremos despertar a sociedade para a importância da sustentabilidade e do consumismo consciente. Criamos um desfile conceitual, mas desenhamos as roupas com a intenção de transformá-las em peças comerciais”, concluiu.

A 1ª  Expo Reciclagem e Sustentabilidade  faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente  e será encerrada na sexta-feira (7/6) às 15 horas. A entrada é gratuita. A quadra da Grande Rio fica na Rua Wallace Soares, número 5, no Centro de Duque de Caxias.

SERVIÇO

Evento: 1ª  Expo Reciclagem e Sustentabilidade.

Período: quinta-feira (06/06) das 10h às 20h e sexta-feira (07/06)
das 10h às 15h.

Local: Quadra da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio – Rua Wallace Soares, 5 e 6 Centro, Duque de Caxias.

Entrada: Gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …