Home Duque de Caxias Caxias ganha primeiro Centro de Educação Ambiental do Estado
Duque de Caxias - Notícias - 19 de dezembro de 2012

Caxias ganha primeiro Centro de Educação Ambiental do Estado

Em fase de conclusão, o CREIA ser inaugurado sexta-feira

Duque de Caxias vai ganhar na sexta-feira, 21 de dezembro, o primeiro Centro de Referência em Educação Ambiental (CREIA) do Estado do Rio de Janeiro. Será parte integrante dos Equipamentos Públicos da Reserva Biológica Municipal do Parque Equitativa. O centro foi construído em uma área invadida em 2008, na Rua Londres, e transformada em local para realização de festas raves. A denúncia, no início de 2009, foi feita por moradores inconformados com o barulho nos fins de semana. O CREIA foi construído em madeira certificada e será entregue às 17h pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Samuel Maia.

Localizado no Parque Equitativa, o CREIA tem espaços para audioteca, biblioteca e local para realização de palestras. O imóvel abrigará também a sede dos conselhos municipais de Meio Ambiente e Agricultura e o Fórum de Economia Solidária.

Durante o evento, o secretário Samuel Maia fará um balanço de sua gestão à frente do órgão e destacará as realizações mais importantes como a criação da primeira Reserva Biológica Municipal do estado, a Rebio-Equitativa e a criação do Parque Municipal da Caixa D’Água, em Jardim Primavera. Em parceria com a iniciativa privada, criou a Fábrica de Floresta, do projeto Ciclo Verde, implantou lonas ecoculturais no bairro Vila São Luís e no Museu Vivo São Bento. Deixa também com os Conselhos Gestores da Rebio-Equitativa e Fórum de Economia Solidária mais duas Lonas ecoculturais para serem implantadas no início de 2013.

“Outro destaque nesses quatro anos foi a implantação do projeto Guarda Ambiental Mirim que formou mais de 4 mil alunos das redes de ensino público e privado e que hoje cuidam do meio ambiente em suas comunidades. Também transformamos uma área abandonada no Parque Equitativa na sede da Reserva e Espaço de Contemplação mais bonito da cidade. A área ambiental conta com lago abastecido com água de uma das nascentes que atende a comunidade e é administrada por um conselho gestor, formado por moradores e entidades protetoras do meio ambiente. Também entregamos à secretaria equipada e com reconhecimento  em qualidade de gestão pública, com parcerias, transparência e gestão democrática”, lembrou Samuel Maia.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …