Home Duque de Caxias Caxias ganha melhor unidade da rede do Colégio Pedro II
Duque de Caxias - Notícias - 13 de dezembro de 2012

Caxias ganha melhor unidade da rede do Colégio Pedro II

 

 

Sinônimo de excelência na área de ensino no Brasil, o Colégio Pedro II entregou a comunidade nesta quinta-feira, 13 de dezembro, sua sede definitiva em Duque de Caxias em um terreno de 25 mil metros quadrados cedido pela Prefeitura no bairro Centenário, no primeiro distrito. O prédio tem dois pavimentos, quadra poliesportiva e auditório para 350 pessoas. “Estávamos com receio de não poder continuar na cidade por falta de um terreno para construir nossa sede. Este local estava abandonado e mostramos ao prefeito Zito o quanto seria importante para esta cidade e para a Baixada estabelecer de forma definitiva nosso colégio aqui. Hoje, graças à ação da prefeitura, temos este legado para a cidade”, disse o diretor geral da unidade do colégio em Duque de Caxias, Oscar Halac.

A unidade funciona hoje em um imóvel alugado no Centro da cidade desde 2008, a partir de uma iniciativa da deputada federal Andreia Zito para trazer uma unidade do colégio ao município. Presente ao evento, a deputada foi homenageada pelos presentes. “O Colégio Pedro II veio para Duque de Caxias devido a percepção da então deputada estadual Andreia Zito”, afirmou Wilson Choeri, que era diretor geral do colégio na ocasião em que a parlamentar apresentou o projeto ao Ministério da Educação. “Com toda a justiça, a deputada Andreia Zito é considerada madrinha deste novo campus”, declarou a reitora do Pedro II, Vera Maria Rodrigues.

Andreia agradeceu a todos, pelas homenagens que recebeu e pela dedicação de todos, alunos e professores, que deixou a unidade de Duque de Caxias em 10º lugar entre classificados pelo ENEM. “Nunca deixo de enviar todos os anos uma emenda parlamentar ampliando os recursos para o Pedro II. Estes jovens saberão no futuro da importância da educação que tiveram aqui”, destacou. Quem também recebeu homenagens e agradecimentos dos presentes foi a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC) e sua presidente, Edite Viana. “Através da FUNDEC, a prefeitura nunca deixou faltar nada em nossa unidade, atendendo a todas as nossas solicitações, sem exigir nada em troca. A professora Edite Viana era tão próxima para parecia uma das servidoras do colégio”, afirmou Halac.

 

No novo campus, a quantidade de alunos atendida vai passar de 400 para mil, em dois turnos. As turmas iniciais do Ensino Médio serão ampliadas de três para oito no próximo ano. Ele tem 13 salas de aula – todas com ar-condicionado e ventiladores –, salão de artes, biblioteca, refeitório e salas de música e informática. O imóvel foi planejado para dar plena acessibilidade a deficientes, com rampas de acesso e trajetos com alto revelo no chão para deficientes visuais. Também tem estacionamento com 100 vagas e laboratórios de biologia, química e física.

 

Os alunos não escondiam sua felicidade com as novas instalações. “Está 100% melhor agora”, afirmou Mayla Mayumi, de 16 anos, aluna do 1º ano, do Ensino Médio e moradora de Piabetá, em Magé. “Onde tínhamos aula até agora não tinha quadra esportiva nem estúdio para aulas de música”, destacou Luíza Albuquerque, 15 anos, 1º ano, moradora do bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. “Tínhamos aula de educação física, música e espanhol numa mesma sala. Agora cada um tem seu próprio espaço adequado”, explicou Mirelly Boechat, 1º ano, 14 anos, residente em Vista Alegre, no Rio de Janeiro. “Aqui é muito melhor, com certeza”, encerrou Bernardo Fonseca, 16 anos 1º ano, também de Vista Alegre.

 

Um dos destaques do campus será o seu foco em sustentabilidade ambiental. Suas janelas e pareces vazadas irão aproveitar ao máximo a luz do sol, reduzindo a necessidade de ligar lâmpadas durante o dia. Um veio subterrâneo de água encontrado durante a construção será utilizado para abastecer a unidade. Essa água será utilizada nos banheiros e na limpeza, enquanto o abastecimento de água do estado será usado para consumo humano. “A entrega deste novo campus, que conta com o melhor projeto de todas as nossas unidades, encerram as comemorações dos 175 de criação de nosso colégio. A população de Duque de Caxias pode ter certeza de que, hoje, o nosso colégio tem no município instalações compatíveis com a qualidade da educação que ele oferece”, concluiu a reitora Vera Maria.

 

1 comentário

  1. Parabéns a todos pelo empenho e também ao políticos em especial a Deputada Andreia Zito pelo apoio.

    Agora é só agradar o resultado para ver se a minha filha que está prestando o concurso passe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …