Home Duque de Caxias Caxias lança programa de incentivo à leitura
Duque de Caxias - Educação - Notícias - 25 de março de 2013

Caxias lança programa de incentivo à leitura

A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias apresentou na noite de sexta-feira (22/03), na Biblioteca Governador Leonel Brizola, o programa Biblioteca Viva, inspirado no modelo de organização da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, no bairro Cangulo. O espaço de leitura foi fundado pelo professor Antônio Carlos de Oliveira, que foi convidado pelo prefeito Alexandre Cardoso para ocupar o cargo de coordenador da biblioteca do município. O encontro contou com a presença do subsecretário de Cultura André de Oliveira, e do presidente da Fundação de Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetc), Celso Pansera.

O subsecretrário de Cultura e Turismo André Oliveira representou o secretário Jesus Chediak
O subsecretrário de Cultura e Turismo André Oliveira representou o secretário Jesus Chediak

“O programa pretende transformar os espaços das bibliotecas públicas, articulando com a população local, o desenvolvimento de atividades ligadas ao fomento e incentivo à leitura. A ideia também é dar oportunidade de moradores de comunidades mais afastadas de conhecerem a Biblioteca Leonel Brizola”, disse o professor Antônio.

O programa Biblioteca Viva vai estimular a criação de grupos gestores comunitários, responsáveis pela fiscalização do trabalho das bibliotecas. Para criação desses espaços será necessária  a participação de parceiros, que poderão ceder espaços ociosos para implantação das bibliotecas vivas.  A coordenação de política de livros apoiará as bibliotecas comunitárias na elaboração de projetos para captação de recursos com assessoria gratuita. Dos editais públicos podem participar com projetos ongs, igrejas e pessoas físicas.

Também serão firmadas parcerias com o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) e a Superintendência Nacional de Bibliotecas Públicas, visando à organização do Sistema Municipal de Bibliotecas (públicas, comunitárias, escolares, rurais e salas de leitura).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …