Home Duque de Caxias Caxias: Sesc e prefeitura homenageiam o folclore com shows, peças e orientações de saúde
Duque de Caxias - 28 de agosto de 2014

Caxias: Sesc e prefeitura homenageiam o folclore com shows, peças e orientações de saúde

Uma programação especial fruto da parceria do Sesc Duque de Caxias e a prefeitura fará uma homenagem ao folclore brasileiro comemorado nacionalmente no dia 22 de agosto. Nesta sexta-feira (29/08), o evento gratuito “Agosto Brasileiro”, promove na Praça do Pacificador, no Centro, das 9h às 22h, além de ações sociais, como orientações em saúde e oficinas, duas apresentações teatrais das peças “O Boi da Cara Preta” e “Histórias Apé – Lendas do Folclore Brasileiro”. O ponto alto serão os shows dos grupos Forró de Ponta e Forróçacana.

A programação começará com ações educativas em saúde com objetivo de contribuir para adoção de hábitos saudáveis por parte do morador de Caxias. Estarão disponíveis serviços como aferição de pressão arterial, glicose e colesterol, orientações nutricionais e de prevenção de hipertensão, diabetes e DSTs, entre outros. Haverá ainda oficinas de plantio, biojoias, automaquiagem e velas caseiras, além de contação de histórias.

As peças teatrais acontecerão na parte da tarde, inicialmente com a apresentação de “O Boi da Cara Preta”, que conta a história de uma menina que, de tanto ouvir as cantigas que sua mãe cantava todas as noites, acaba vivendo uma aventura durante um sonho em que o Boi da Cara Preta torna-se seu melhor amigo. O objetivo do espetáculo é resgatar canções folclóricas e o universo sobre do Boi Bumbá. Na sequência, será a vez do espetáculo “Histórias Apé – Lendas do Folclore Brasileiro” que mostra dois contadores de causos que viajam juntos contando histórias. Durante essa aventura, surgem personagens de lendas indígenas brasileiras.

Festa de folclore que se preza tem que ter forró. Para fechar à noite, o grupo Forró de Ponta faz uma homenagem a Dominguinhos. Na última apresentação da noite, o Forróçacana apresentará um repertório de sucessos que inclui “Suor de pele fina”, “Forró no Malagueta”, “Bola de meia” e “Menina mulher da pele preta”, entre outras músicas. O grupo é formado por Duani (voz e zabumba), Mará (sanfona e violoncelo), Chris Mourão (percussão), Cachaça (guitarra, cavaquinho, viola caipira e bandolim) e Marcos Moletta (rabeca, guitarra e bandolim). Criada em 1997, a banda já fez shows com Gilberto Gil, Cássia Eller, Lenine e Ed Motta, entre outros grandes nomes da música brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …