Home Duque de Caxias Caxias terá Plano Municipal de Redução de Riscos
Duque de Caxias - Notícias - 3 de agosto de 2012

Caxias terá Plano Municipal de Redução de Riscos

Os primeiros detalhes do Plano Municipal de Redução de Riscos foram apresentados nesta quarta-feira, 01 de agosto, na sede da Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias. O documento será elaborado pela empresa Regea Geologia e Estudos Ambientais. As primeiras informações foram passadas à autoridades do Sistema de Meteorologia do Estado (SIMERJ), da Superintendência de Projetos Especiais da Secretaria de Obras e Urbanismo (Supre) e técnicos da Defesa Civil Municipal. O responsável pelo projeto é o geólogo da Regea, Oswaldo Yujiro Iwasa, que vai se reunir novamente com gestores dos órgãos participantes do Plano de Contingência. O prazo para entrega do plano é de seis meses.

A reunião foi na secretaria de Segurança e Defesa Civil

            Oswaldo Yujiro vai usar em seu trabalho informações do relatório de mapeamento feito pelo Serviço Geológico do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro – DRM que dispõe de dados importantes. No relatório de mapeamento de áreas de risco de deslizamento, elaborado com ajuda da Defesa Civil de Duque de Caxias foram identificadas na época 98 áreas de risco eminente e que podem atingir 680 imóveis, afetando 2.680 pessoas diretamente. Entre as medidas que poderão ser sugeridas estão a construção de barreiras e intervenções para a estabilização de taludes (barrancos, morros e encostas).

            O Plano Municipal de Redução de Riscos vai indicar ações para impedir e minimizar a ocupação de áreas de riscos em morros, junto a barreiras e margem de rios e canais, além da instalação de sistemas para o monitoramento de áreas de risco de enchentes. Segundo o geólogo Oswaldo Yujiro é importante  treinar técnicos da Defesa Civil em sistemas de alerta e envolver mais a população.

            O diretor da Defesa Civil Municipal, Luis Cláudio Menezes disse que Duque de Caxias conta com grande número de voluntários, pessoas treinadas pelo processo Apell (Processo de Alerta e Preparação para Emergências em Nível Local) e pela Defesa Civil. Nas comunidades os moradores participam dos NUDECs – Núcleos de Defesa Civil Comunitário, que estão sendo  ampliados nos distritos.

            Além do geólogo da Regea, Oswaldo Yujiro, participaram da primeira reunião o diretor da Defesa Civil Luis Cláudio Menezes, Michele Ribeiro do Simerj, a superintendente da Supre, Vânia Peixoto, e o coordenador de voluntários da Defesa Civil, João Ariel Blanco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …