Home Duque de Caxias Caxias vence pela 9ª vez os Jogos da Baixada
Duque de Caxias - Notícias - 18 de julho de 2012

Caxias vence pela 9ª vez os Jogos da Baixada

Duque de Caxias já pode comemorar. A cidade venceu pela nona vez os Jogos da Baixada, faltando uma rodada para o término da competição. Nesta 15ª edição da disputa, muitos jovens se destacaram em suas modalidades, servindo de exemplo e estímulo para o restante das equipes. Adolescentes como Luanda Santos, 16 anos, Túlio André, 14 anos, do basquete, e Júlio Nunes, 16 anos, Marcela Oliveira, 15 anos, e Fabrício Júnior, 13 anos, – com o restante da equipe campeã de Xadrez – e muitos outros que tiveram fundamental importância na vitória antecipada. Aliás, na disputa do Xadrez não teve para ninguém. Caxias papou todas as categorias.

Os Jogos da Baixada são promovidos pelo jornal O Dia, em parceria com o SESC, Petrobras, Governo do Estado e Instituto Ari Carvalho. Até o final do último fim de semana, Duque de Caxias somou 272 pontos na classificação geral, seguida de Nova Iguaçu, com 211. O próximo e último confronto será realizado nos dias 21 e 22 de julho, no SESC de São João de Meriti, mas o lugar mais alto do pódio é de Duque de Caxias.

O evento reuniu as cidades de Belford Roxo, Queimados, Magé, Seropédica, Nilópolis, Itaguaí, Japeri, Guapimirim, Nova Iguaçu, Mesquita, Paracambi e São João de Meriti, além de Duque de Caxias. No final de semana passado foram disputadas as modalidades de Voleibol e Xadrez, sendo que esta última foi vencida pela equipe de Duque de Caxias. ”É muito bom ser vencedor, imagine então ser campeão pela nona vez. E por antecipação!”,comemorou a secretária municipal de Esportes, Martha Valéria de Andrade.

E é este empenho em busca do melhor que torna Duque de Caxias berço de tantos talentos esportivos em várias modalidades. A situação chama cada vez mais a atenção de grandes clubes de futebol, dois dos quais já mantém Centros de Treinamento (CTs) na cidade. E foi primando pela determinação, disciplina e espírito esportivo, que jovens como os gêmeos Welington e Welton Barbosa, de 17 anos, conseguiram ser aprovados numa seleção e hoje integram o elenco do Vasco da Gama. “Não existe sucesso sem disciplina, determinação e vontade de vencer”, observa a secretária Martha Valéria, que está há dois meses no comando da Secretaria de Esportes e Lazer.

Desde a abertura do XV Jogos da Baixada, dia 2 de junho, a equipe de Duque de Caxias já sinalizava de que ocuparia o ponto mais alto do pódio, apesar do empenho e dedicação das outras 12 cidades participantes. As vibrações positivas começaram logo no primeiro momento, após o campeão velocista Edmar Reis conduzir a tocha e acender a pira da competição, no ginásio da Vila Olímpica, que iniciou oficialmente os Jogos da Baixada de 2012.

Morador de Duque de Caxias e vencedor dos 100 metros dos Jogos Abertos Brasileiros de 2012 (Jabs), Edmar tem outras vitórias no currículo. Entre elas os 100 metros livres, salto em distância e revezamento, nas Olimpíadas das Baixada de 2008, além dos 100 metros, 200 metros e revezamento de 2009, na mesma competição. “Estes resultados são a marca de um trabalho que valoriza o esporte e a educação. Somos nove vezes campeões dos Jogos da Baixada e pretendemos continuar vitoriosos”, afirmou Martha Valéria, que agradeceu ao jornal O Dia, organizador do evento, e as cidades que competiram.

1 comentário

  1. OS RESULTADOS SÃO FRUTOS DE UM TRABALHO SÉRIO DOS PROFESSORES DEDICADOS  E COMPETENTES DA VILA OLÍMPICA DE DUQUE DE CAXIAS.
    PARABÉNS PARA NÓS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …