Home Notícias Cidadania Confira detalhes técnicos do ponto de acesso grátis a internet sem fio do Baixada Digital, inaugurado em Pilar, Duque de Caxias, 02 de julho

Confira detalhes técnicos do ponto de acesso grátis a internet sem fio do Baixada Digital, inaugurado em Pilar, Duque de Caxias, 02 de julho

No dia 02 de julho de 2011, foi  inaugurado mais  um ponto para acesso a internet gratuito. O bairro do Pilar em Duque de Caxias recebeu infra-estrutura dotada de um quiosque com computadores e acesso a internet sem fio, trata-se de um Centro de Democratização Digital (CDD) do projeto Baixada Digital, com administração da FAETEC, do Governo Estadual e apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Rio.

No lançamento da unidade, foi disponibilizada uma antena que amplia o sinal de internet sem fio do projeto, onde levará o acesso sem fio para os moradores da localidade. Existe a garantia máxima de sinal em raio de até 1km. Estiveram presentes o secretário de Alexandre Cardoso (Secretaria de Ciência e Tecnologia), Eduardo Moreira (vereador) e Celso Pansera (presidente da FAETEC).

O secretário Alexandre Cardoso frisou em suas declarações que a internet sem fio gratuita, é um projeto de inclusão digital que tem objetivo principal, permitir que a população tenha acesso a esta tecnologia para realizar diversos serviços tais como,  segunda via de contas, serviços do DETRAN, INSS entre outros, e ainda disse que os usuários não devem utilizar o serviço de internet pra realizar downloads,  pirataria ou ações indevidas na rede.

Excelente observação do secretário, dando um toque nos usuários para não utilizarem a internet para ações onde eles mesmos podem ser prejudicados. Por ser um serviço com infra-estrutura ainda em fase de expansão, a banda de conexão ainda é baixa.  Os abusos podem prejudicar o a disponibilidade da internet.

Lembramos que no bairro da Taquara, também foi inaugurado um ponto de extensão da internet sem fio. Em breve faremos um test-drive por lá. Manteremos vocês informados.

Como usar
Para  usufruir da internet sem fio no local, além do quiosque com alguns computadores disponíveis, os usuários devem possuir um notebook com placa wirelless (sem fio), um desktop com placa PCI-Wirelless (com antena potente) ou ainda adquirir uma antena externa (24dBi) que amplia o sinal até o computador (conexão USB). Porém, o sinal é prejudicado caso tenha muitos obstáculos entre a antena principal da praça do Pilar e o local que o usuário vai acessar. O ideal é realizar testes antes de adquirir qualquer equipamento.

Boa velocidade
Na inauguração do serviço, testamos a velocidade utilizando dois sites que possuem uma espécie de “velocímetro de conexão”, que através de simulação, nos informa a velocidade média de download e upload.

 

Teste de conexão com o serviço da RJNet:

Teste conexao Baixada Digital 02-06-2011_rjnet
Teste conexao Baixada Digital 02-06-2011_rjnet

 

 

Teste de conexão com o serviço Minha Conexão:

Teste conexao Baixada Digital_02-06-2011_minhaconexao
Teste conexao Baixada Digital_02-06-2011_minhaconexao

 

Conclusão
Por se tratar de um serviço compartilhado de conexão de internet, instabilidades podem ocorrer no serviço (assim como  no OiVelox e outros). Iniciativas como esta são essenciais para proverem condições a população de terem acesso ao mundo digital, onde além de terem à disposição uma série de serviços online, podem por exemplo, utilizar os diversos sites para estudarem idiomas, cursos online grátis, trabalhos escolares, envio de currículos e candidatarem-se a vagas nos sites de empregos.

Desejamos vida longa a este projeto e que o mesmo possa se consolidar, fortalecendo o compromisso da verdadeira democratização da tecnologia e inclusão digital. Que este projeto sirva de exemplo e que estimule outras iniciativas. Vemos com o projeto Baixada Digital (e Orla Rio Digital) que com boa vontade, os administradores, gestores e colaboradores públicos, podem realizar ações mais significativas e colaborativas em  prol da dignidade e cidadania da população.

 

Serviço

Projeto Baixada Digital
www.baixadadigitalrj.com.br

Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio
http://www.rj.gov.br/web/sect

FAETEC
http://www.faetec.rj.gov.br/

Secretário Alexandre Cardoso
http://www.alexandrecardoso.com.br/

 

As dúvidas sobre os serviços de internet sem fio do Baixada Digital podem ser tiradas diretamente pelo telefone (21) 2332-4085.

Enviem sugestões para a administração do serviço.

 

 

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.cienciaetecnologia.rj.gov.br%2F&ei=2dkYTsb4JIjogQe-7KUd&usg=AFQjCNFlzg7fZvbkqFtAjWHPP9BUPTaQGA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Veja como receber o auxílio do governo durante a pandemia

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo exclusivos …