Home Duque de Caxias Duque de Caxias: Alunos do PEF conseguem 1º e 2º lugares no Colégio Pedro II
Duque de Caxias - Educação - Notícias - 12 de março de 2012

Duque de Caxias: Alunos do PEF conseguem 1º e 2º lugares no Colégio Pedro II

Uma aula inaugural nesse sábado, 10 de março, realizada no ginásio da Vila Olímpica Municipal de Duque de Caxias, abriu oficialmente as atividades do Curso Preparatório para Instituições Estaduais e Federais de Ensino Médio (PEF), organizado pela Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC). Inscritos e seus responsáveis estiveram presentes para receber o material didático gratuito e as orientações para o curso. “Daqueles que fizeram o curso no ano passado, 48 conseguiram vagas em instituições de ensino federais e estaduais”, afirmou Edite Viana, presidente da FUNDEC.

Estudantes recebem o material didático gratuito para o curso

 

 

Presente ao evento, o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, desejou um belo futuro para os inscritos. “Estou aqui como um cidadão comum, assim como vocês, que são merecedores e felizes por estarem aqui. Acreditem, pois todos vocês podem ser vitoriosos”, incentivou.  Edite reforçou o incentivo: “Da turma do PEF do ano passado saiu o 1° e o 2° lugares entre os aprovados do Colégio Pedro II. Vocês não são alunos. São estudantes. Estão aqui para estudar e aproveitar esta oportunidade”, destacou.

 

Zito, ao lado de Edite Viana: 'Todos vocês podem ser vitoriosos"

 

Também presente a aula, o diretor da unidade de Duque de Caxias do Colégio Pedro II, Oscar Halac, falou com os estudantes. “Eu represento aqui a melhor escola pública da América Latina. Posso afirmar que vocês vão estudar em um curso bem organizado que visa à aprovação em escolas de excelência”. A presidente da FUNDEC comentou sobre a importância do Pedro II e para o PEF. “Quando começamos o trabalho na fundação, vimos que a unidade do Pedro II em Caxias não tinha um único aluno do município. Por isso, temos o PEF hoje. Todos os nossos alunos do curso do ano passado foram aprovados na prova de admissão do Pedro II. Nem todos foram matriculados porque não havia vagas suficientes”, explicou.

 

Os estudantes e seus responsáveis ouviram o testemunho de um dos alunos que participou do PEF em 2011: Mateus Gonçalves Costa. O jovem morador de Imbariê, de 14 anos, foi aprovado no curso de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e no curso eletrotécnico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). “Os professores do PEF me ajudaram muito. E pretendo fazer os dois cursos que passei. Um pela manhã e outro à tarde”, disse Mateus, que foi aplaudido pelos seus colegas de PEF.

 

Estudantes recebem o material didático gratuito para o curso

 

 

A deputada Andreia Zito, que também participou do evento, elogiou a postura de Mateus. “Percebemos nele uma grande força de vontade. É o tipo de perseverança que trará frutos para o futuro de Caxias. Mateus é de minha cidade e eu tenho orgulho disto. A partir de minha iniciativa, conseguimos trazer uma unidade do Colégio Pedro II para Caxias e, com este curso preparatório, nossos jovens estão tendo acesso a ela. Em meu trabalho de deputada atuo em diversas áreas, como esporte e servidores públicos. Mas a educação continua sendo a minha bandeira”, concluiu.

 

Andreia Zito: "A educação continua sendo minha bandeira"

 

Os novos alunos e seus pais estavam entusiasmados com o curso. Verônica Silva de Souza, 43 anos, esteve no evento acompanhando sua filha Letícia da Rocha, 14, e a amiga
dela, Lidia dos Santos, também de 14 anos. “Estou adorando. O prefeito fez um ótimo trabalho a implantar este curso”, disse. Tanto Letícia como Lidia desejam entrar no Pedro II.

 

Verônica, com a filha mais nova, entre Letícia e Lidia: "Estou adorando"

 

 

O secretário de Esporte e Lazer, Pedro Paulo Noyma, deu seu depoimento. “Sou daqui de Caxias, filho de um ajudante de caminhão e de uma merendeira. Não tive a oportunidade que os moradores deste município estão tendo agora. É uma questão de oportunidade e continuidade e o atual governo oferece as duas coisas. Em parceria com o Pedro II, este colégio está fazendo sua sede definitiva e ampliando o seu número de vagas. Um campus universitário com a chancela da UERJ está sendo construído em Santa Cruz da Serra. Isto é uma mudança de paradigma. É uma evolução na educação”, declarou Pedro Paulo.

 

Edite ressaltou que ainda há vagas para o curso em algumas unidades. “Temos vagas no Colégio Pedro II, onde uma sala foi fornecida para darmos o curso e nas UNETs (Unidades de Educação para o Trabalho) da Figueira, do Parque Paulista e do Pilar. Todos que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental podem se inscrever, seja aluno de escola municipal, estadual ou particular, sem descriminação. Esta foi uma orientação do prefeito Zito”, falou.  Maiores informações na FUNDEC: Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 131, Parque Duque, Duque de Caxias. Ou pelo telefone: 2672-5650, setor Educação.

 

Edite entrega o material didático a estudante: 48 aprovados em intituições públicas

 

Também na mesa da abertura do evento, estiveram a vice-presidente da FUNDEC, Rachel Barreto; o superintendente Municipal da Juventude, Vinicius Veiga; a diretora de educação da FUNDEC, Monica Arruda; e a coordenadora pedagógica da FUNDEC, Rosângela Maria Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …