Home Duque de Caxias Duque de Caxias: Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza
Duque de Caxias - Notícias - Saúde e Bem-estar - 11 de abril de 2013

Duque de Caxias: Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza

Começa nesta segunda-feira (15/4) a 15ª edição da Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza (H3N2). A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Saúde, mobilizou todos os postos de saúde para imunizar, até o dia 26, cerca de 100 mil moradores da cidade. Crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas (de 2 a 59 anos) são o público alvo da campanha, que tem como objetivo reduzir a mortalidade e as complicações causadas pela doença.

Crianças acima de seis meses tambpem podem ser vacinadas contra o vírus
Crianças acima de seis meses tambpem podem ser vacinadas contra o vírus

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Graça Lana, alerta sobre a necessidade da imunização. “A gripe é uma doença séria, que pode matar e com o aumento da incidência do vírus nessa época do ano são necessárias campanhas para imunizar as pessoas”, diz.

No sábado (20/4), será realizado o Dia D em todo o país, uma maneira de chamar a atenção da população do município para se vacinar. Segundo Graça Lana, o intuito da mobilização é conseguir atender o maior número de pessoas. “É um dia que a maioria das pessoas não trabalha e pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar. Queremos fazer uma festa para trazer a população”, afirmou. A campanha pretende levar, nesse dia, a vacinação para as Praças Roberto da Silveira, Pacificador e Humaitá, no Centro; além dos bairros de Xerém e Imbariê.

A Secretaria Municipal de Saúde pretende superar as metas atingidas na campanha do ano passado, quando 82% dos idosos foram vacinados, cerca de 78 mil doses aplicadas.

Secretaria de Sáude pretende ampliar número de idosos de Caxias imunizados
Secretaria de Sáude pretende ampliar número de idosos de Caxias imunizados

Influenza

A gripe influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, apresenta potencial para levar a complicações graves e até ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco como crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e dor de cabeça.

Contraindicação

Crianças menores de seis meses e pessoas com alergia ao ovo de galinha não podem ser vacinadas. Quem apresentar febre deve adiar a vacinação. Segundo normas do ministério da Saúde, é obrigatória a apresentação de prescrição médica para os portadores de doenças crônicas.

Apesar da maioria das pessoas não apresentar nenhum evento colateral, a vacina contra a Influenza pode causar febre e dor no local durante 48 horas. A recomendação nesse caso é para que o paciente procure uma unidade de saúde.

 

Serviço

Evento: Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza.

Local: Postos de saúde de Duque de Caxias.

Período: 15 a 26 de abril

Público-alvo: Crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas (de 2 a 59 anos).

 

Evento especial: Dia da Mobilização Nacional (Dia D)

Data: 20 de abril

Horário: 9h às 17 horas.

Local: Postos de saúdes do município, e nas tendas montadas pela Secretaria Municipal de Saúde nas praças Roberto da Silveira, Pacificador e Humaitá.

Vacinação (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …