Home Duque de Caxias Duque de Caxias comemora Semana do Meio Ambiente
Duque de Caxias - Notícias - 4 de junho de 2013

Duque de Caxias comemora Semana do Meio Ambiente

O teólogo Leonardo Boff foi o convidado especial da solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, no teatro Raul Cortez, no centro. O evento organizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, contou com a presença do prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima. Também esteve presente o vice- prefeito- Laury Villar e os secretários municipais Marluce Gomes (Educação), Cláudia Peixoto (Assistência Social e Direitos Humanos), Jesus Chediak (Cultura e Turismo), Marcello Silva Costa (Defesa Civil), Edna Hogman (presidente do IPMDC), o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Moreira, a vice- presidente do Legislativo, Juliana do Taxi, que homenageou o palestrante com a Ordem do Mérito Chico Mendes, além de representantes de cooperativas de catadores de lixo.

Leonardo Boff falou das mudanças necessárias para preservar o planeta
Leonardo Boff falou das mudanças necessárias para preservar o planeta

Segundo o prefeito de Duque de Caxias, a questão do meio ambiente não está restrita somente a natureza. Ela tem uma abrangência maior e envolve diretamente o ser humano. “Temos questões importantes como o transporte urbano, onde as pessoas passam cerca de duas horas presas em um engarrafamento. Ou 300 mil moradores da cidade que não têm acesso à água. O meio ambiente deve ser discutido a partir do momento que possamos integrar o sociocultural- educacional ai estaremos fazendo algo em favor da natureza. Meio ambiente somos todos nós”, disse.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Lauricy de Jesus, esta é uma semana importante para a cidade, por estar sendo debatida a questão ambiental em Duque de Caxias. “Precisamos avançar em muitos aspectos como na reciclagem do lixo e na conscientização das pessoas. Temos que lembrar que muito que jogamos fora pode ser reaproveitado e não estamos fazendo isso”, destacou.

Alexandre Cardoso lembrou que a questão do meio ambiente é muito ampla e envolve inúmeras ações
Alexandre Cardoso lembrou que a questão do meio ambiente é muito ampla e envolve inúmeras ações

Em sua palestra Leonardo Boff falou sobre o momento que o planeta vive e a importância de buscarmos saídas para que a Terra não agonize e apresentou um vídeo com as propostas da Carta da Terra, um trabalho organizado pelo ex- presidente russo Mikhail Gorbachev, que levou de 1992 a 2000 para ser concluído e contou com a participação de representantes de vários países, inclusive o teólogo. “Estamos apresentando propostas e soluções que poderiam ser adotados pelos países na questão ambiental”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …