Home Duque de Caxias Duque de Caxias forma 114 Agentes Mirim de Defesa Civil
Duque de Caxias - Notícias - 27 de junho de 2012

Duque de Caxias forma 114 Agentes Mirim de Defesa Civil

A emoção marcou na manhã desta quarta-feira, 27 de junho, a formatura de 114 Agentes Mirins de Defesa Civil, realizada no pátio da Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias. A solenidade contou com a presença do secretário Francisco Alves Neto e do diretor da Defesa Civil, Luis Cláudio Menezes, técnicos e familiares dos formandos. A segunda fase do projeto terá início na segunda quinzena de julho, beneficiando o mesmo número de alunos em mais quatro unidades de ensino.

            A solenidade foi aberta com o Hino Nacional, seguido da apresentação do Hino de Exaltação à cidade de Duque de Caxias. O juramento do Agente Mirim foi feito pelo instrutor Valesco Roberto. Nele, os formandos, como voluntários, se comprometem a zelar pela dignidade do próximo, observar o bom cuidado com a natureza e o meio ambiente, além de disseminar as boas práticas de prevenção contra acidentes e usar o que aprenderam auxiliar o desenvolvimento do país e de sua comunidade.

            O secretário Francisco Alves disse que os jovens estão sendo preparados para um mundo melhor. “A vida é a seqüência de atos bons. Todos são verdadeiros campeões e com o aprendizado recebido vão se transformar em agentes multiplicadores em suas comunidades”, destacou.

            O diretor da Defesa Civil, Luis Cláudio, depois de saudar os alunos e técnicos do órgão disse que os novos agentes mirins fazem parte agora do Sistema de Defesa Civil municipal e que espera que os mesmos alcancem seus objetivos futuros junto com seus pais. Elogiou também a disciplina dos alunos durante o curso onde receberam noções de Defesa Civil, primeiros-socorros, combate a incêndio, cidadania e prevenção ao uso de drogas e são orientados de como agir em casos de enchentes e deslizamentos.

            A primeira agente mirim a receber seu diploma foi Tainá de Souza Silva, de 16 anos, aluna na Escola Municipal, Carlos Chagas, no primeiro distrito. A jovem que pretende ser advogada, disse que vai levar para sua comunidade tudo que aprendeu de bom para preservação do meio ambiente e ajudar as pessoas quando for necessário.

            Entre os meninos, Patric Alves Farias, de 12 anos, era só alegria. Aluno da escola Capitão Fuzileiro Naval Eduardo Gomes, no segundo distrito, ele ostentava com orgulho o diploma de agente mirim. Sem carreira definida para o futuro, o jovem disse que aprendeu muito durante o curso e que levaria os ensinamentos para sua região. “Sabemos que poderemos ser convocados para ajudar a Defesa Civil a qualquer momento e com certeza estamos preparados para isso”, disse o novo voluntário.

            Também foram beneficiados alunos das escolas Monteiro Lobato e Ely Combat. Na segunda fase do projeto serão o curso será ministrado nas escolas municipais Zila Junger, Monteiro Lobato e Bom Retiro e o Ciep 328, unidades que servem de abrigos para as comunidades em casos de emergência

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …