Home Duque de Caxias Duque de Caxias inicia campanha de prevenção do Câncer de Mama na Praça do Pacificador
Duque de Caxias - Notícias - 7 de outubro de 2013

Duque de Caxias inicia campanha de prevenção do Câncer de Mama na Praça do Pacificador

Alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Esse é o principal objetivo da secretaria de Saúde de Duque de Caxias durante o Outubro Rosa, segundo a coordenadora de Programas de Saúde, Maria Cristina Gil. A primeira ação da campanha aconteceu nesta segunda-feira (7/10), na Praça do Pacificador, no Centro. Durante toda a manhã, mulheres acima de 40 anos receberam orientações sobre a doença, aprenderam a fazer o exame físico para detectar a presença de algum nódulo, verificaram a pressão arterial e foram encaminhadas a unidades de saúde para realização da mamografia.

A coordenadora Maria Cristina explicou que o câncer de mama é mais frequente em mulheres acima de 40 anos, mas alertou que em caso de ocorrência na família, mulheres mais novas também devem procurar um médico. “O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres e, por isso, o Outubro Rosa visa mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico rápido. Nas próximas semanas vamos levar a campanha aos outros distritos, podendo atingir assim o maior número possível de pessoas”, enfatizou.

Viúva há pouco tempo, Maria dos Prazeres Santos, de 65 anos, andava desanimada e acabou se descuidando da saúde. Incentivada pela irmã, a aposentada tomou coragem e foi até a Praça do Pacificador para ser atendida. “Acho muito importante essa iniciativa. Há muito tempo que não realizava o exame, mas agora percebi que preciso me prevenir”, disse a moradora do Pantanal.

Reconhecido internacionalmente, o movimento Outubro Rosa visa conscientizar as pessoas sobre os riscos do câncer de mama. Durante três semanas a secretaria de Saúde de Duque de Caxias realizará três ações no município. Na próxima segunda-feira (14/10), a equipe do programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher levará a campanha até a Praça da Rua 2, em Jardim Primavera. No dia 21 de outubro, a população de Xerém receberá as orientações na Praça da Mantiqueira.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação das células da mama, que forma um tumor maligno. Se descoberto no início, a doença tem cura. O risco aumenta com a idade e por isso é importante que toda mulher acima de 40 anos realize periodicamente o exame clínico da mama e a mamografia.

Alguns hábitos como não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, se alimentar bem e praticar exercícios físicos ajudam na prevenção de diversas doenças, inclusive o câncer. Além disso, a amamentação e o controle do peso corporal também podem prevenir. Se a mulher for se submeter à reposição hormonal, é importante que converse antes com seu médico sobre o risco dessa prática.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em 2012, o Ministério da Saúde registrou 52 mil casos no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …