Home Duque de Caxias Duque de Caxias: Prefeitura realiza ações de combate à dengue, tuberculose e Aids
Duque de Caxias - Notícias - Utilidade Pública - 13 de maio de 2013

Duque de Caxias: Prefeitura realiza ações de combate à dengue, tuberculose e Aids

açãoA secretaria municipal de Saúde realizou mais uma ação de combate à dengue, nesta sexta-feira (10/5), no 3º distrito de Duque de Caxias. O mutirão, que contou com 96 agentes de endemia, percorreu cerca de três mil domicílios em Imbariê. A tenda da secretaria foi montada na praça principal do bairro, com os agentes orientando a população com panfletagem e através do laboratório. Segundo o coordenador Ubiratan dos Santos Oliveira, Imbariê apresenta um dos menores índices de infestação pelo mosquito _aedes egypt_ no município.

Magna dos Santos Corrêa, 40 anos, já foi infectada pelo mosquito uma vez e reclamou da falta de cuidados dos vizinhos. “Quase morri quando tive dengue, por isso acho ações como estas importantes. Aqui em casa me previno, não deixo água parada em nenhum lugar, o problema é que os vizinhos não têm o mesmo cuidado e acabam colocando todos em risco”, queixou-se a moradora de Imbariê. Além de Magna, o pai e as duas filhas da dona de casa também tiveram a doença.

O combate ao mosquito transmissor da dengue segue intenso e, neste sábado (11/5), o mutirão estará na Praça da Matriz, em Santa Cruz da Serra. Na próxima semana os bairros Corte Oito, Equitativa e Dr.Laureano receberão os agentes de endemia.

PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES EM MAIO

10/05 – Santa Cruz da Serra, Praça da Matriz

13/05 – Bairro Corte Oito, Rua Teresópolis;

15/05 – Praça do bairro Equitativa (Posto de Saúde do Parque Paulista); e

17/05 – Praça do bairro Dr. Laureano.

CAMPANHA DE BUSCA POR SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS

Também nesta sexta (10/5), a secretaria municipal de saúde promoveu a Campanha de busca por Sintomáticos Respiratório, na unidade hospitalar de Jardim Leal. Através do exame de escarro, as pessoas puderam saber se tinham ou não tuberculose. Além disso, em parceria com o Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, foi oferecido o exame rápido para detecção do vírus HIV. O resultado sai na hora e, em caso de um resultado positivo, o paciente é encaminhado para o Centro Municipal de Saúde.

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA NO MÊS DE MAIO

14/05 – Trevo das Missões

17/05 – Vila São Luís

21/05 – Centenário/Mangueirinha

28/05 – Sarapuí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Veja como receber o auxílio do governo durante a pandemia

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo exclusivos …