Home Duque de Caxias Duque de Caxias tem novos guardiões ambientais mirins.
Duque de Caxias - Notícias - 15 de dezembro de 2011

Duque de Caxias tem novos guardiões ambientais mirins.

A população do terceiro distrito de Duque de Caxias passa a contar a partir de agora com mais 120 guardiões ambientais. Em solenidade ao ar livre, no Parque Natural  Municipal da Taquara, a Secretaria de Meio Ambiente entregou  na terça-feira, 13 de dezembro, os certificados aos novos guardas ambientais mirins formados após três meses de curso com aulas práticas e teóricas. São estudantes de 7 a 14 anos de sete escolas das redes municipal e estadual que a partir de agora se transformam em protetores do meio ambiente em suas comunidades e prometeram transmitir tudo que aprenderam para familiares e moradores de suas comunidades.

            Durante o curso, os alunos aprendem educação ambiental, monitoramento de trilhas, primeiros-socorros, ciclo da água, produção de mudas da Mata Atlântica, escotismo, além de geografia e história da região do terceiro distrito onde estão localizados, o Parque Natural Municipal da Taquara e a Reserva Biológica Municipal do Parque Eqüitativa. Também assistem vídeos educativos e participam de passeios guiados por professores e monitores. O projeto conta com apoio da secretaria de Educação e da iniciativa privada. Este ano, os parceiros foram à empresa Brasken e Mabel, que doaram os uniformes e o lanche dos alunos.

            “Foi uma oportunidade grandiosa. Nesse período, pudemos ver nossos filhos aprendendo e se divertindo. O projeto deu a oportunidade dessas crianças e jovens aprenderem a respeitar as pessoas, as plantas e os animais. Se não cuidarmos da natureza teremos um mundo ruim”, disse Ediléia Trintin de Oliveira, mães dos alunos Mateus, de 11 anos, Willian, de 9, e Lorana, de 7.

            

Em nome dos formandos falou a aluna Maria Linda, de 12 anos. Nesse período, tivemos um contato direto com a natureza. “O que vivenciamos e aprendemos nesse período vamos carregar para sempre”, destacou a aluna da escola municipal Montese.

            

 

 

 

 

O secretário Samuel Maia falou do projeto que conta com o incentivo dos pais e dos professores. “Uma de nossas metas é promover atividades que beneficiem crianças e jovens. O projeto Guarda Ambiental Mirim vem dando resultado. É um esforço coletivo. Para salvar o planeta precisamos de novas gerações”, ressaltou Samuel Maia.

Samuel Maia agradeceu o apoio dos pais e o empenho dos professores.

 

 

 

 

            Marlos Campos, diretor do parque, após agradecer o empenho dos professores e monitores e dos pais de alunos pelo incentivo, disse que na primeira semana de janeiro alunos interessados em participar do próximo curso podem procurar a sede do órgão ou solicitar informações pelo telefone: 2787-3696, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …