Home Duque de Caxias Exposição sobre Carlos Drummond de Andrade é inaugurada em Duque de Caxias
Duque de Caxias - Notícias - 21 de março de 2013

Exposição sobre Carlos Drummond de Andrade é inaugurada em Duque de Caxias

expoO prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, participou nesta quarta-feira (20/3) da inauguração da exposição itinerante “Drummond, testemunho da experiência humana”, na Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira. A mostra, promovida pela secretaria municipal de Educação em parceria com a Fundação Banco do Brasil, apresenta obras do autor mineiro e sua participação nos movimentos literários e políticos do país. Durante o lançamento, alunos do Ensino Fundamental prestaram homenagem ao escritor exibindo esquetes e declamando poesias. Estudantes de turmas regulares e especiais participaram da abertura que convidou o público para uma viagem ao passado.

Na abertura da mostra, o prefeito Alexandre Cardoso lembrou os seus tempos de estudante e do gosto pela literatura. “Tenho orgulho de ter estudado no Instituto de Educação e até hoje lembro o nome da maioria dos meus professores. Gosto muito de poesia, e sempre que posso, leio poemas de Fernando Pessoa. Uma citação em especial ficou gravada na minha memória: tudo vale a pena se a alma não é pequena. Educação e cultura são duas metas que não devem andar paralelas, mas devem se completar”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Marluce Gomes, comparou a pedra do poema No meio do caminho aos obstáculos enfrentados pela administração. “Mesmo sabendo que a pedra fazia parte do caminho, Carlos Drummond perseverou e tenho certeza de que com a ajuda de Deus, nossas pedras serão retiradas”, comentou.

A mostra pode ser visitada até o final de março e está montada no auditório da escola.  Em seguida, vai para o Teatro Raul Cortez, no centro. Vitória Souza e Gisseli Silva, ambas de 11 anos, elogiaram o evento. Para as estudantes a exposição é uma oportunidade de despertar nos alunos o interesse pela cultura. “Conhecemos estes textos na sala de leitura. O trabalho dele é muito bom. A exposição é uma chance única de apresentar para os outros estudantes um pouco da história do país e do trabalho do poeta”, concluíram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …