Home Duque de Caxias Feira de Artesanato em Duque de Caxias fomenta negócios
Duque de Caxias - Notícias - 27 de setembro de 2012

Feira de Artesanato em Duque de Caxias fomenta negócios

Artesãs da Casa da Mulher expuseram seus trabalhos na feira

O Espaço Público da Biblioteca Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, foi palco da realização da I Feira de Artesanato de Duque de Caxias, nesta quinta-feira, 27 de setembro.. O evento, cujo tema foi “Ensaios de Turismo”, foi promovido em parceria pela Prefeitura de Duque de Caxias – através das secretarias de Assistência Social e de Cultura e Turismo –, com o grupo Empreendedores, Líderes & Formadores de Opinião (E.L.F.O.). O objetivo do evento foi reunir o maior número de empresários, líderes e formadores de opinião, para fortalecer a iniciativa. A meta é que cada um conheça um pouco do trabalho do outro, criando soluções conjuntas para os desafios empresariais.

 

A secretária Municipal de Assistência Social, Roseli Duarte, esteve presente ao evento e conversou com os expositores e viu os trabalhos dos artesãos. Para Roseli, a iniciativa deve crescer. “O objetivo é dar condições aos novos empreendedores duquecaxienses, criando outras perspectivas de negócios que possibilitem a ampliação da economia local e garantam mais qualidade de vida a população”, comentou.

 

O superintendente de Turismo de Duque de Caxias, Daniel Eugênio, que recebeu os expositores e mostrou a cidade aos visitantes através de uma exposição de fotos e banners, também acredita num crescimento das perspectivas de negócios para a população. “Na Secretaria de Cultura e Turismo incentivamos a produção artesanal e artística, desde a confecção de bijuterias até a elaboração de peças das artes plásticas, como pintura e escultura”, destacou.

 

A coordenadora da Casa da Mulher Ruth Cardoso, Rita Maria de Paula, que participou da feira com artesãs e professoras de artesanato da instituição, lembrou o sucesso do equipamento que coordena. “Temos percebido que tem sido uma grande ajuda para dezenas de mulheres. Há mulheres que nos procuram em busca de apoio financeiro e depois que aprendem algumas técnicas de artesanato, passam a produzir e vender seus próprios trabalhos”, observou Rita.

 

A Casa da Mulher promove, também, acompanhamento psicológico e incentiva às mulheres técnicas de boa alimentação. “Recentemente tivemos o caso de uma mulher deprimida que nos procurou e que hoje é uma das nossas professoras de artesanato. Ela reconquistou sua autoestima e independência financeira depois de participar de nossas oficinas de geração de renda”, disse Rita, que ressaltou o fato da Casa da Mulher desenvolver também um trabalho de reeducação alimentar e que periodicamente realiza exames preventivos. A unidade promove ações educativas de sociabilidade, oferecendo curso para geração de renda, ginástica, capacitação profissional e momentos de lazer.

 

O evento homenageou os artesãos com a apresentação de um desfile de moda, com roupas e peças produzidas pelos expositores. Ao final, para saudar a primavera, houve uma distribuição de flores naturais.

1 comentário

  1. E após um ano de realização desta edição, teremos em 2014 a 1ª Feira de Turismo e Negócios.
    A matéria foi feita pela FBHA e ABEOC
    A 1ª Feira de Turismo e Negócios da Baixada Fluminense, uma iniciativa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada e Sul Fluminense acontecerá em Duque de Caxias, nos dias 20, 21 e 22 de Março de 2014. Com apoio da FBHA, o objetivo principal do evento é oferecer espaços de divulgação para as marcas locais. O evento será dirigido ao público comprometido com o turismo e com toda a cadeia que envolve o segmento. O evento terá o formato de uma feira temática, com a participação direta de lideranças do setor de hospedagem e alimentação, que representam o segundo maior pólo de empregabilidade de mão de obra na região.

    A Feira, que promete ser itinerante, irá acontecer em diversos municípios da Baixada durante o ano. A comissão organizadora do evento inicia este mês os contatos comerciais para venda dos stands. Na programação do evento, além da feira de exposição, haverá palestras, serviços institucionais e rodadas de negócios. Segundo Amélia Magalhães, superintendente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Fluminense, o processo de contato com as empresas, governo, instituições, promoters, agências e profissionais das áreas de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Cultura, Ação Social, Comunicação, Segurança Pública entre outros, é fundamental para viabilização do projeto.

    – See more at: http://www.abeoc.org.br/2014/01/fbha-e-sindicato-de-hoteis-restaurantes-bares-e-similares-da-baixada-e-sul-fluminense-promovem-a-1%C2%AA-feira-de-turismo-e-negocios-da-baixada-fluminense/#sthash.imigI0RU.dpuf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …