Home Duque de Caxias FUNDEC forma 22 alunos especiais do PEAFS para o mercado de trabalho
Duque de Caxias - Notícias - 13 de julho de 2012

FUNDEC forma 22 alunos especiais do PEAFS para o mercado de trabalho

Completando dois anos, o Programa Especial de Atividades Físicas e Socioeducativa (PEAFS), da Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Política Sociais (FUNDEC) de Duque de Caxias, formou 22 jovens portadores de necessidades especiais, com idades entre 16 e 26 anos, que concluíram o curso de Higienização e Limpeza Predial. A iniciativa tem como objetivo criar acesso para eles ao mercado de trabalho. Os jovens compareceram à festa de formatura, nesta sexta-feira, 13 de julho, para receber o certificado de conclusão. O evento ocorreu na Unidade de Educação para o Trabalho (UNET) do bairro 25 de Agosto, sede do PEAFS.

 

No curso, realizado em parceria da FUNDEC com o Instituto Personal Service, os jovens aprenderam técnicas de limpeza, como lidar com os produtos, zelar pela segurança, e sobre a utilização de luvas. Receberam, também, informações sobre como se comportar em entrevistas. A coordenadora pedagógica Ana Claudia Oliveira destacou que todos participaram efetivamente e mostraram um interesse muito grande em aprender. “Neste momento avaliamos que 70% deles estão aptos a serem absorvidos pelo mercado de trabalho”, observou a coordenadora. Durante os três meses do curso, os jovens falaram sobre seus sonhos profissionais, que iam de bombeiro a motorista de caminhão, passando por professor e biblioteconomia.

 

Para Alessandra Barroso da Rocha, de 26 anos, o curso foi muito proveitoso que agora ela quer trabalhar e ganhar seu dinheiro. “Não vejo a hora de arranjar emprego e poder comprar minhas roupas e sapatos”, comentou a jovem. Outro que gostou muito foi Rômulo da Silva Gomes, de 21 anos, que tinha o sonho de ser motorista de caminhão. “Foi muito bom o curso, a maneira como as professoras ensinavam. Gostei tanto que queria que ele continuasse”, disse.

 

Também chamou muita atenção o formando Cristopher Charles Moore, de 16 anos. Filho de mãe brasileira e pai americano, o jovem tem dupla nacionalidade, mas foi trazido ao Brasil pela avó, Maria Olga Balocas, pois nos Estados Unidos não encontrou nenhum projeto de inclusão. “Aqui ele estuda na Fundação Pestalozzi e agora, com este curso do PEAFS, poderá ampliar seus horizontes”, observou Maria Olga, acrescentando que desde pequeno o neto sonha ser bombeiro.

 

Ao final do evento, todos os formandos receberam um CD com a íntegra das aulas do cursos para que possam esclarecer possíveis dúvidas ou simplesmente para guardar como recordação. A gestora do Peafs, Vera Lúcia Alves dos Santos lembrou que esta foi a apenas uma etapa cumprida pelos jovens e que outras surgirão. “Com o trabalho da FUNDEC, vocês estão alcançando mais um ciclo na busca de uma atividade profissional. Queremos continuar esta parceria com o Instituto Personal Service e implementar outras novidades para vocês”, destacou Vera Lúcia.

 

A coordenadora de Projetos do Personal Service, Marise Pimentel, agradeceu à equipe da FUNDEC e disse que a entidade pretende ampliar seu leque de ação, para beneficiar um maior número de jovens na cidade. “Este foi apenas o primeiro passo deste projeto”, lembrou.

 

A presidente da FUNDEC, professora Edite Viana, agradeceu aos professores e à equipe do Instituto Personal Service pelo carinho dispensado aos adolescentes durante o curso. Aos formandos, ela disse palavras de incentivo: “Queremos ver vocês independentes do papai e da mamãe. Queremos que vocês trabalhem, ganhem seu próprio dinheiro e possam fazer compras. Vocês são pessoas especiais para nossos corações”, concluiu sob uma chuva de aplausos de alunos e familiares  presentes. A formatura foi encerrada com alunos, professores e familiares posando para uma sessão de fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …