Home Agenda Cultural Mostra inédita de Rubens Gerchman no Sesc Duque de Caxias
Agenda Cultural - Duque de Caxias - Notícias - Teatro e dança - 10 de dezembro de 2012

Mostra inédita de Rubens Gerchman no Sesc Duque de Caxias

No ano em que completaria 70 anos de idade e 50 de carreira, um dos mais importantes artistas visuais do país, o gravurista, pintor e desenhista Rubens Gerchman ganha a exposição inédita “Rubens Gerchman – O garimpeiro do asfalto” no Sesc Duque de Caxias, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo. A partir do dia 15 de dezembro de 2012, estarão expostas 25 gravuras e uma escultura pertencentes às suas principais séries: Beijo, Futebol, Automóveis, Multidões e Bicicletas. A mostra contará ainda com uma videoinstalação e um dispositivo interativo em que o visitante poderá manipular algumas imagens do artista, criar a sua própria obra e projetá-la na galeria do Sesc Duque de Caxias.

 

Também participam da mostra oito artistas de rua convidados para criar pinturas nos grandes arcos do muro externo do Sesc Duque de Caxias, formando uma galeria a céu aberto. Carlos Bobi, Eduardo Denne, Artur Kajá e Luciano Clan (do Fuso Coletivo), Geleia da Rocinha, Kajaman, Ozi e Wilson Domingues fizeram uma visita de sensibilização no ateliê onde Gerchman criava suas obras para conhecer seu processo criativo e, assim, buscar inspiração para seus próprios trabalhos. São sete murais que retratam motivos relacionados a ícones pop e à crítica política, com técnicas de desenho, pintura em tinta acrílica e spray, estêncil e colagem.

 

– Um dos propósitos principais do Instituto Rubens Gerchman é promover o acesso do trabalho dele a um número maior de pessoas. Não adianta termos o acervo guardado. São obras divertidas, coloridas e com apelo popular muito forte. Nossa missão é fazê-las circular. Por isso, para nós, está sendo muito importante expor no Sesc Duque de Caxias. Com mostras como essa, temos a sensação de missão cumprida – afirma Clara Gerchman, filha do artista e coordenadora do instituto criado para preservar, catalogar e difundir o acervo de Gerchman.

 

Segundo o curador Marco Antonio Teobaldo, o nome da exposição surgiu a partir de uma entrevista do artista, encontrada durante o período de pesquisa, no qual ele se autoproclama “garimpeiro do asfalto”. “Gerchman era capaz de colecionar todo tipo de quinquilharia e as transformar em obras de arte. Ele tinha um olhar muito apurado para as questões do dia a dia, que, muitas vezes, podem nos passar despercebidas”, diz Teobaldo.

 

Para ele, as pessoas se sentirão atraídas a visitar a exposição ao se depararem com os murais externos e os recursos interativos também ajudarão o visitante se aproximar mais das obras exibidas. A videoinstalação, por exemplo, vai recriar uma sala de estar onde serão projetadas, em televisores, cerca de 100 gravuras de Gerchman das séries Beijo e Futebol. A ideia é fazer o espectador se sentir em casa, quando ele assiste ao jogo do seu time preferido no sofá ou aos romances das novelas e dos filmes.

 

A exposição “Rubens Gerchman – O garimpeiro do asfalto” faz parte do projeto Espaço Vivo, do Sesc Rio, que apresenta grandes nomes das artes visuais do Brasil. Artistas como Carybé e Fayga foram os homenageados com exposição em edições anteriores.

 

Sobre Rubens Gerchman

Rubens Gerchman (1942 – 2008) é sem dúvida um dos maiores nomes das artes visuais de nossos tempos. Durante os seus 50 anos de trajetória profissional, utilizou recursos gráficos para desenvolver um estilo próprio e de vanguarda para a sua época, como a recorrente tipografia apresentada em muitos de seus trabalhos, as formas geométricas e o uso de cores fortes. Obras emblemáticas do artista, como as que foram criadas durante o período da ditadura militar no Brasil, vinham acompanhadas de mensagens políticas e textos carregados de duplo sentido, com uma linguagem que flertava com a publicidade. Características que ele levou em sua produção por toda a sua vida. Filho de um artista gráfico judeu vindo da Rússia, no período crítico da Segunda Guerra Mundial, em casa, o jovem Gerchman aprendia o ofício com o pai. Tão logo conseguiu o seu primeiro emprego para criar os reclames em jornais e revistas. Seguiu estudando no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e desde então não parou mais de trabalhar.

 

Sobre o curador

Pesquisador, jornalista e mestre em curadoria em novas tecnologias pela Universidad Ramon Llull, de Barcelona, Marco Antonio Teobaldo possui em seu currículo uma vasta lista de exposições realizadas no Brasil e no exterior, atuando em museus, centros culturais e galerias particulares, dentre os quais Centro Cultural Justiça Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Casa Franca-Brasil, Caixa Cultural, Parque Lage, Museu Oscar Niemeyer e Memorial de Curitiba. É curador da Galeria Pretos Novos, na Gamboa, sobre um importante sítio arqueológico, tornando-se a única do gênero em todo o país.

 

Serviço

Exposição Rubens Gerchman – O garimpeiro do asfalto

Sesc Duque de Caxias: Rua General Argolo, 47.

Tel.: 3659-8412

Abertura: 15/12/2012, às 15h

Visitação: 18/12/2012 a 31/1/2013, terça a sábado, 8h30 às 16h30

Grátis

Livre

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …