Home Duque de Caxias Pesquisa aponta disputa acirrada pela Prefeitura de Caxias
Duque de Caxias - Política e Governo - 20 de setembro de 2012

Pesquisa aponta disputa acirrada pela Prefeitura de Caxias

A primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito realizada em Duque de Caxias entre os dias 14 e 16 de setembro, pelo IBOPE Inteligência, traz Washington Reis (PMDB) e Alexandre Cardoso (PSB) tecnicamente empatados, com 27% e 24%, respectivamente, das intenções de voto para prefeito entre o eleitorado do município fluminense.

Em seguida, aparece o atual prefeito e candidato Zito (PP), com 13%, e o candidato Dica (PSD), com 6%. Samuquinha (PR) com 4% e Marquinho Pessanha (PTN), com 1% finalizam os candidatos mencionados por mais de 1% do eleitorado de Duque de Caxias. Florinda Lombardi (PSTU) e Ivanete da Silva (PSOL) também foram citadas, porém não alcançam 1% das menções. Declaram intenção de votar nulo ou em branco 10% dos entrevistados, e 15% não sabem em quem votariam se as eleições fossem hoje.

Na pergunta espontânea, isto é, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, o ex-prefeito Washington Reis tem 22% das menções, seguido por Alexandre Cardoso, com 18%, Zito, com 11%, Dica com 5%, Samuquinha com 3% e Marquinho Pessanha com 1%. Florinda Lombardi e Ivanete da Silva foram mencionadas mas não atingiram 1% cada.

Declararam espontaneamente a intenção de votar branco ou nulo 12%, enquanto 29% dos entrevistados não sabem apontar um candidato ou não respondem nesta situação.

Rejeição. Metade dos eleitores de Duque de Caxias declara que se as eleições fossem hoje, não votariam de jeito nenhum no atual prefeito, que aparece com um índice de rejeição de 52%. Dos entrevistados, 15% não votariam no ex-prefeito Washington Reis e 10% rejeitam Samuquinha. Outros candidatos apresentam índices de rejeição próximos: Dica (9%), Ivanete da Silva, 8%, Alexandre Cardoso, Florinda Lombardi e Marquinho Pessanha com 7% cada. Vale lembrar que nesta pergunta os entrevistados podem citar mais de um candidato. Podem votar em todos os candidatos, 4% e não sabem ou não responderam, 19%.

Expectativa de vitória. Quando indagados sobre quem será o próximo prefeito de Duque de Caxias, independente da sua intenção de voto, o candidato Washington Reis é apontado por 32% dos entrevistados, Alexandre Cardoso, por 24%, e o atual prefeito, Zito, por 17%. Os que não sabem correspondem a 20%.

 

Avaliação da administração municipal. Seis em cada dez eleitores de Duque de Caxias (59%) avaliam como ruim ou péssima a administração do atual prefeito José Camilo Zito. Outros 24% consideram-na regular e 16% ótima ou boa.

Desaprovam a gestão municipal do prefeito 71% do eleitorado de Duque de Caxias, contra 26% que a aprovam e 3% que não sabem avaliar.

Questionados sobre as três áreas em que os moradores da cidade mais enfrentam problemas, a saúde aparece em primeiro lugar, com 79% de menções. Em segundo lugar, são apontados como maiores problemas, no mesmo patamar, a educação e o abastecimento de água, com 36% de menções cada. Limpeza pública tem 25% das citações.

Avaliação das administrações estadual e federal. O governo de Sérgio Cabral à frente do Estado do Rio de Janeiro é considerado ótimo ou bom por 41%, enquanto 39% consideram sua administração regular e 11% que a avaliam como ruim ou péssima.

Já a administração da presidente Dilma Rousseff é considerada ótima ou boa por 61% dos eleitores de Duque de Caxias, outros 28% consideram-na regular e 8%, ruim ou péssima. Dos entrevistados, 3% não opinam sobre o assunto.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 2167 | 2012)

Período de campo: a pesquisa foi realizada nos dias 14 a 16 de setembro de 2012.

Tamanho da amostra: foram entrevistados 504 eleitores.

Margem de erro: é de 4 (quatro) pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.

Solicitantes: pesquisa contratada pela MONTE CASTELO IDEIAS LTDA.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-00096/ 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …