Home Notícias Cidadania Projeto Família na Escola lota Teatro Raul Cortez
Cidadania - Duque de Caxias - 22 de novembro de 2011

Projeto Família na Escola lota Teatro Raul Cortez

 

 

Roberta Barreto, ao centro: ambiente carinhoso e descontraído


Caso fosse necessário definir o último encontro do ano do programa “Família na Escola” com uma única palavra, a escolhida seria “emoção”. O encontro contou com pais, alunos, diretores, professores, a secretária de Educação, Roberta Barreto, a deputada federal Andreia Zito e o prefeito José Camilo Zito no Teatro Raul Cortez lotado. O evento foi repleto de bons momentos que trouxeram a todos lágrimas de felicidade, surpresas e lembranças de suas próprias infâncias.

Com o teatro sem espaço sequer para sentar no chão, a manhã do último sábado, 19 de novembro, foi mais que especial. Com dança, brincadeiras, cartinhas dos alunos endereçadas aos seus responsáveis entregues por uma carteira, sorteios e muita energia positiva o “Família na Escola” provou, depois de mais de 500 encontros que envolveram 164 mil responsáveis das 174 unidades escolares, que quando pais e responsáveis se entrelaçam na comunidade escolar todos ganham.

Responsável pelo projeto, a professora Martha Veléria, mais conhecida como Martinha, disse que depois que foi implantado o projeto, recebeu um material elaborado em 2001 também pela secretária Roberta Barreto, na segunda gestão do prefeito Zito, com o nome “Família presente, evasão ausente”, que tinha a mesma proposta. “Sonhávamos em criar um projeto alegre, lúdico, onde os pais percebessem a importância de participação da vida escolar de seu filho. Estamos provando que com esse projeto todos ganham”, disse Martinha, acrescentando que em 2012 será o ano da família, do Conselho Escolar.  “Precisamos dos pais ao nosso lado porque unidos somos imbatíveis” finalizou.

A secretária de Educação, Roberta Barreto, disse que essa família tem sido construída ao longo de muitos e muitos anos para tornar Duque de Caxias a melhor cidade de se viver no estado do Rio de Janeiro. “Aqui hoje é um ambiente sem muitos protocolos, carinhoso e descontraído. Muitos dançaram, brincaram e não tiveram vergonha de simplesmente serem felizes”, comentou Roberta.

A deputada federal Andreia Zito aproveitou a oportunidade para lembrar que no seu tempo de criança não existiam iniciativas como essa na cidade. “Fui aluna da rede municipal de ensino e lembro muito bem que não tínhamos momentos como este. Era de casa para a escola e da escola para casa. Hoje, temos muito mais oportunidade de estudar e com mais qualidade. O Pedro II foi uma luta nossa que conseguimos trazer para Duque de Caxias e nos trará muitas alegrias. Temos ainda vários vôos para alçar com a população, mas já estamos mostrando nosso compromisso com a cidade e, principalmente, com a educação”, comentou Andreia Zito.

 

Zito: "crianças são o nosso futuro"

 

Muito à vontade e, principalmente, muito feliz, o prefeito Zito disse que as crianças são nosso futuro. Ele agradeceu pela presença, pelo carinho, pelos sorrisos e pela preocupação que muitos demonstram por ele.  “Nesse dia especial da “Família na Escola” quero falar de família, que é a base de qualquer pessoa. Lembro muito bem da minha família, das dificuldades, de ter começado a trabalhar desde os sete anos de idade. Mas lembro também de como a educação que recebi dos meus pais foi fundamental para me tornar o homem que sou hoje. Sempre tive muitos sonhos para Duque de Caxias e por isso resolvi entrar para a política, para trabalhar e transformar esses sonhos em realidade. Muitos já conseguimos, mas tenho certeza de que ainda temos muito mais sonhos, mesmo porque à medida que vamos transformando os sonhos em realidade novos sonhos e anseios vão surgindo. Hoje, minha meta é direcionar pelo menos 80% dos holofotes do poder público para a educação, que é o que vai melhorar ainda mais a vida das pessoas e a qualidade de vida em nossa cidade”, ressaltou Zito.

O professor Fábio levou quase toda plateia às lágrimas ao apresentar suas lembranças do tempo de menino, porque cada um relembrou sua própria infância. Fábio lembrou das doces recordações dele e dos seus irmãos envolta de uma travessa de doce de abóbora com coco nos dias tristes e das vezes que durante a tempestade sua mãe os colocava ao lado da cama e dizia que a tempestade iria terminar. “Não tinha tristeza que resistisse a um bom doce de abóbora com coco”, constatou o professor.

Ao final foram sorteados liquidificadores, secadores de cabelo, batedeiras de bolo, entre outros brindes. A primeira sorteada pelo prefeito Zito foi Deane Maria dos Santos Silva, 28 anos, mãe de Luane Maria, 7 anos, da Escola Municipal General Tibúrcio, na Vila São Luís. Atendente, Deane disse que participa de todas as oficinas e encontros da Família na Escola e que resolveu, depois de muito tempo, voltar a estudar. “Parei de estudar no primeiro ano do segundo grau e já me comprometi a voltar no próximo ano. Vou me formar e fazer concurso público para ser professora da Prefeitura de Duque de Caxias”, finalizou Deane.

 

Texto: Cecília Rodrigues
Fotos: Everton Barsan

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …