Home Duque de Caxias Seminário marca os 64 anos da Guarda Municipal de Caxias
Duque de Caxias - Notícias - 20 de abril de 2012

Seminário marca os 64 anos da Guarda Municipal de Caxias

Com o objetivo de refletir a atuação da Guarda Municipal na cidade e integrar seus membros, além de analisar sua atuação na comunidade e compartilhar informações e experiências com agentes da guarda de outros municípios do estado, ocorreu nesta sexta-feira, 20 de abril, no Teatro Municipal Raul Cortez, o 1º Seminário de Segurança Pública de Duque de Caxias. Seu tema foi “O Papel do Município na Segurança Pública”.
O evento, que também marcou o aniversário de 64 anos da corporação no município, contou com a presença de membros da Guarda Municipal de várias cidades do Estado e com palestras de grandes estudiosos do tema. “Uma cidade não pode mais prescindir de uma Guarda Municipal. Estamos fazendo um esforço redobrado para corresponder ao que esperam de nós”, declarou o secretário municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco de Almeida Neto.
Representando o prefeito José Camilo Zito, a secretária Municipal de Educação, Raquel Barreto, sentia-se honrada de estar no evento e destacou a importância da parceria que a corporação possui com sua secretaria. “Os agentes da guarda fazem a ronda escolar, controlam o trânsito, atuam em nossas escolas, são referências para nossos alunos e protegem o patrimônio da educação. Vocês são essenciais para nosso município”, afirmou Raquel. “São 64 anos de existência. Esta é a primeira Guarda Municipal do Brasil”, ressaltou Jorge Luis Fernandes, vice-secretário municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil.
O comandante da Guarda Municipal de Duque de Caxias, Laerte Vieira, falou sobre sua gratificação pelo alcance do evento e sobre o privilégio de ter participado de sua organização.“Nosso secretário Francisco sempre nos apoiou e acatou a nossa sugestão de marcar o aniversário da guarda com um seminário de segurança pública. Todo o Estado do Rio está representado aqui”, disse Laerte.
“Duque de Caxias é um município que possui representatividade histórica no que se refere à Guarda Municipal no Brasil”. Assim iniciou a palestra ministrada pelo advogado e professor Osmar Ventris com o tema “Guarda Municipal: Um Novo Paradigma em Segurança Pública”. Ventris é especialista em diagnóstico de violência e criminalidade e tem 20 anos de pesquisas sobre a Guarda Municipal. Em sua fala, Ventris narrou a indefinição a nível nacional de qual deve ser a área de atuação da corporação e ressaltou que o agente da Guarda Municipal deve ter em mente a importância de sua função. “Vocês são os únicos servidores municipais que estão presentes na Constituição Federal e lá consta a função de vocês, que é a de segurança pública. O que é necessário agora é regulamentar a atividade de vocês. A constituição é de 1988 e isto ainda não foi feito”, disse Osmar.

Também marcaram presença no seminário, que durou todo o dia, o vice-presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais, Carlos Natanael Geremias; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CCS/AISP-15) de Duque de Caxias, Jailson Liberato; e a deputada federal Andreia Zito. Andreia falou sobre a importância dada a Guarda Municipal na atual gestão de Duque de Caxias. “O que vemos aqui é o resultado do investimento do prefeito Zito em segurança pública. Este é um anseio da população que ele sempre teve o objetivo de realizar”, afirmou.

1 comentário

  1. Sinto-me honrada em fazer parte da Guarda Municipal de Duque de Caxias, com muita luta e determinação estamos conseguindo mostrar a todos o trabalho que realizamos dentro do município e tudo o mais que ainda podemos fazer, se tivermos oportunidade.

    Obrigada pela reportagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …