Home Notícias Cursos e Concursos SENAI inaugura unidade profissionalizante em Caxias
Cursos e Concursos - Duque de Caxias - 24 de outubro de 2011

SENAI inaugura unidade profissionalizante em Caxias

Serão ministrados cursos de Caldeireiro, Encanador Industrial, Mecânico Montador e Soldador de Estrutura no local

logo firjan

Nesta segunda-feira, 24 de outubro, o Sistema Firjan, por meio do SENAI, inaugurou mais uma escola profissionalizante em Duque de Caxias, no bairro do Centenário. Através de uma parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais da Prefeitura de Duque de Caxias (Fundec), serão ministrados cursos que visam suprir a demanda de mão de obra do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) que atende a Refinaria de Duque de Caxias – Reduc.

O SENAI ministrará os cursos de Caldeireiro, Encanador Industrial, Mecânico Montador e Soldador de Estrutura, que terão carga horária média de 160h. As aulas acontecerão nos turnos da manhã, tarde e noite, em espaço que pertencia à prefeitura e foi montado com equipamentos de ponta pelo SENAI. Os 240 alunos que farão o curso foram selecionados pela Fundec e pelo Prominp.

De acordo com o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, estas parcerias proporcionam um avanço na qualificação de mão de obra no Brasil. “Caxias está no centro da demanda por profissionais qualificados, por ter uma refinaria de petróleo instalada em seu território. Com isso, esses jovens alunos irão gerar renda para as suas famílias em breve, pois temos aqui uma cliente importante de mão de obra”, afirmou o presidente.

Luiz dos Santos, Chefe do Setor de Educação Profissional do Senai de Duque de Caxias, explicou que ao final do curso os alunos serão encaminhados para as empresas que prestam serviços para a Reduc para que possam ser aproveitados. Edite Viana, coordenadora da Fundec, lembrou da importância da escolha do local de instalação da escola: “é uma área de comunidades e estamos trazendo qualificação profissional para estes jovens”, disse.

O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, acredita em novas parcerias com o Sistema Firjan. “Este tipo de iniciativa traz melhorias para a população e qualidade de vida para estes novos trabalhadores”, afirmou. Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da regional da Firjan em Duque de Caxias, Silvio Carvalho; o diretor geral do Sistema Firjan, Augusto Franco; a superintendente do SENAI do Rio, Maria de Lúcia Telles e a Deputada Federal Andrea Zito.

A nova Unidade do SENAI em Duque de Caxias fica na Rua Manoel Reis, 885, no bairro do Centenário.

 

Assessoria de Imprensa Sistema Firjan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …