Home Cidadania Sétimo bicicletário da SuperVia é inaugurado em Saracuruna
Cidadania - Duque de Caxias - Notícias - Utilidade Pública - 22 de fevereiro de 2013

Sétimo bicicletário da SuperVia é inaugurado em Saracuruna

bicicletárioOs passageiros do ramal Saracuruna ganharam, na manhã de hoje, 700 vagas gratuitas para bicicletas. O novo bicicletário da SuperVia, localizado na estação Saracuruna, conta com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros para os ciclistas.

 

Em 2012, seis bicicletários foram inaugurados pela concessionária nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Realengo, Bangu, Santa Cruz e Lages. No total, são oferecidos mais de quatro mil vagas gratuitas para bikes aos passageiros. A oferta de bicicletários nas estações de trem complementa a iniciativa da concessionária em promover ações que valorizem a qualidade de vida entre seus clientes. De acordo com estudos realizados pela SuperVia, a bicicleta é o principal meio de transporte utilizado pelos moradores da Baixada Fluminense e da Zona Oeste para chegar às estações.

SuperVia.2

Outra boa notícia para a população de Saracuruna é a revitalização no entorno da estação, que deixou o ambiente mais agradável para o lazer dos moradores. Com a construção do bicicletário, o local ganhou uma praça com mesas para jogos, as calçadas foram recuperadas e foi criado um espaço destinado para motos.

 

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, e do Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes. Para o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, o bicicletário é mais uma forma de incentivar o uso integrado das bicicletas com o trem, dois meios de transporte limpos. “Estou muito feliz em completar a primeira fase do projeto ‘O Trem passa na sua porta’ com a inauguração do nosso sétimo bicicletário. Queremos incentivar a população a construir um pensamento mais sustentável aliado à praticidade e segurança”, disse. De acordo com Julio Lopes, os bicicletários eram uma antiga demanda da população da Baixada Fluminense. “Sabemos que grande parte da população de Saracuruna utiliza a bicicleta para chegar às estações. Precisamos estimular o uso de meios de transporte complementares ao trem”, informou.

alexandre

Durante o evento, cinco bicicletas foram sorteadas pela SuperVia e uma apresentação da Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicletas convidou os passageiros a utilizarem a bicicleta como opção de transporte complementar ao trem. Um dos ganhadores das bikes, o passageiro Marcos Henrique Santos de Souza, de 19 anos, ressaltou que o bicicletário é muito importante para quem mora em bairros mais distantes. “A bicicleta e o bicicletário vão ajudar muito no meu dia a dia. Moro longe da estação e precisava pegar ônibus para chegar até aqui. Será uma grande economia para o meu bolso”, comemorou.

 

Para utilizar os serviços disponíveis para as bikes, os clientes interessados deverão comparecer ao bicicletário da estação Saracuruna com a bicicleta que será cadastrada, cópia do comprovante de residência, identidade e CPF. Nos dias úteis, o cadastro será feito das 10h às 15h e, nos fins de semana e feriados, no horário de funcionamento dos bicicletários (conforme a operação dos trens). O cadastramento será gratuito até o dia 21 de março e após essa data será cobrada uma taxa de R$ 5,00. As bicicletas serão guardadas em ganchos na vertical, com vagas também na horizontal adaptadas para portadores de necessidades especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Veja como receber o auxílio do governo durante a pandemia

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo exclusivos …