Home Belford Roxo SuperVia inaugura bicicletários na Baixada Fluminense

SuperVia inaugura bicicletários na Baixada Fluminense

noticias-trens-supervia-baixada

 

A SuperVia inaugurou no dia 10 de dezembro do ano passado dois bicicletários gratuitos em estações do ramal Japeri, que atende à Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, por onde circulam diariamente cerca de 120 mil passageiros. Com o objetivo de incentivar a integração entre trem e bicicleta, dois meios de transporte que utilizam energia limpa, a concessionária oferece 1.000 vagas de bicicletas aos clientes da estação Japeri e outras 900 vagas aos clientes de Engenheiro Pedreira. A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, e do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

 
“Com essas inaugurações, nós fechamos o ano de 2012 com a entrega de cinco bicicletários gratuitos, sendo o maior deles o de Japeri, com mil vagas. Queremos oferecer aos nossos passageiros um transporte seguro e eficiente, além de estarmos empenhados em proporcionar a possibilidade de integração entre o trem e a bicicleta, que sabemos ser um meio de transporte bastante utilizado por eles”, afirmou Carlos José durante a inauguração. Segundo o secretário estadual de transportes, Julio Lopes, os bicicletários também beneficiarão a população, assim como os demais investimentos que vêm sendo feitos pela SuperVia e pelo Governo do Estado. “A inauguração dos bicicletários representa mais um importante passo entre a série de investimentos que a SuperVia e o Governo do Estado vêm fazendo na recuperação do sistema ferroviário fluminense, que incluem a renovação da frota e a oferta de todos os trens com ar condicionado”.
 
Durante as inaugurações dos bicicletários da Baixada Fluminense, dez bicicletas foram sorteadas para a população local. Uma das premiadas, a passageira Miriam Costa, disse que não terá mais motivos para deixar de se exercitar. “Agora não há mais desculpas. Já tenho onde guardar a bicicleta e ainda conseguirei me exercitar até chegar ao trabalho”, comemora a funcionária da prefeitura de Japeri, que utiliza diariamente o trem até Nova Iguaçu e efetuou seu cadastro no bicicletário no final da cerimônia.
 
Os bicicletários, que estão inseridos no programa “O trem passa na sua porta”, contam com bebedouros, bombas de ar para calibrar pneus e oficina para reparos com custo abaixo do mercado. As estações Santa Cruz, Bangu e Realengo (ramal Santa Cruz) também foram contempladas. A próxima unidade gratuita a ser inaugurada pela SuperVia será a da estação Saracuruna, prevista para este mês. A região da Baixada Fluminense, que em julho teve o primeiro bicicletário construído, na estação Lages (Paracambi), é responsável por mais de 70% dos embarques de bicicletas nas 99 estações do sistema ferroviário, de acordo com estudos da concessionária.
 
Para utilizar o serviço, os clientes devem comparecer aos bicicletários das estações com a bicicleta que será cadastrada, cópia do comprovante de residência, identidade e CPF. Os cadastros podem ser feitos nos dias úteis, de 10h às 15h, e nos fins de semana e feriados no horário de funcionamento dos bicicletários, mediante pagamento de uma taxa de R$ 5,00.
Assessoria de Imprensa SuperVia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Veja como receber o auxílio do governo durante a pandemia

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo exclusivos …