Home Agenda Cultural Talk Show marca centenário de Dona Zica no Sesc Duque de Caxias

Talk Show marca centenário de Dona Zica no Sesc Duque de Caxias

Dona Zica

Um dos grandes personagens da história do samba carioca, Dona Zica, estaria completando 100 anos em 2013. Para celebrar a data, o Sesc Duque de Caxias apresenta o talk show “100 anos de Dona Zica”, no próximo sábado, dia 11 de maio, às 14h, com entrada gratuita. O evento será conduzido pela neta da mangueirense, Nilcemar Nogueira, e pelo jornalista e produtor Marcos Salles, com participação da cantora Bia Falcão.

 

No intervalo entre as canções, eles vão contar a trajetória da esposa de Cartola, com exibição de imagens de sua vida pessoal e profissional, e comentar a importância da presença feminina no mundo do samba. O repertório é formado por músicas que o compositor escreveu para Dona Zica e por canções de outras mulheres sambistas como Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara e Elza Soares. Entre elas estão “As rosas não falam”, “Mulata assanhada”, “Beija-me” e “Saudade que não se desfaz”.

 

O talk show faz parte das comemorações pelo centenário de Dona Zica que tiveram início em janeiro, com uma exposição no Centro Cultural Cartola. Euzébia Silva do Nascimento, a Dona Zica, nasceu em 6 de fevereiro de 1913. Aos 19 anos, casou-se com seu primeiro marido, com que teve cinco filhos biológicos e adotou uma criança. Era vizinha de Cartola e o conhecia desde jovem, mas nunca namoraram, pois já estava com noivado arranjado. Ficou viúva após 20 anos de casada e, com mais de 40 anos, começou o relacionamento com o compositor, tornando-se conhecida do grande público. Viveram juntos até a morte dele em 1980.

 

Grande símbolo do carnaval carioca, Dona Zica participou da novela Xica da Silva e sua biografia foi escrita pela escritora pernambucana Odacy de Brito Silva. Integrou a Velha Guarda da Estação Primeira de Mangueira com sua grande amiga, Dona Neuma. Morreu em 22 de janeiro de 2003, aos 89 anos, vítima de problemas cardiovasculares.

 

Ficha técnica:
Apresentação: Nilcemar Nogueira (neta de Dona Zica) e Marcos Salles

Participação especial: Bia Falcão

 

Músicos

Fernando de Abreu Chaves

Roberto José Dias Chaves

Rafael Amphilophio Fernandez

 

Repertório

Os meninos da mangueira

Nós dois

Clementina canta

Marinheiro só

Beija-me

Mulata assanhada

Contos de areia

O mar serenou

Tive sim

Fogo de saudade

Saudade que não se desfaz

Quero sim

Eu só quero te namorar

Sorriso aberto

Alvorecer

Sorriso negro

As rosas não falam

Me leva que eu vou

 

Serviço

Talk show 100 anos de Dona Zica

Sesc Duque de Caxias: Rua General Argolo, 47, Jardim 25 de Agosto. Tel.: 3659-8412

11/5

14h

Grátis

Classificação etária: livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …