Home Duque de Caxias Terceira idade receberá atenção especial da prefeitura de Duque de Caxias
Duque de Caxias - Notícias - 2 de março de 2013

Terceira idade receberá atenção especial da prefeitura de Duque de Caxias

  Ao se reunir na manhã desta sexta-feira (01/03), na Praça do Pacificador, com moradores que participam do projeto Viva Bem Terceira Idade, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, disse que seu governo vai dar atenção especial a esse grupo da população. Hoje, o projeto é desenvolvido em 12 polos espalhados no primeiro e segundo distritos, beneficiando centenas de moradores com mais de 40 anos. A meta da secretaria municipal de Esporte e Lazer é implantar nos próximos quatro anos, 70 polos e atender a mais de sete mil moradores em todos os distritos. As atividades da terceira idade acontecem três vezes por semana das 8h às 9h.

No encontro que teve com os integrantes do projeto, composto em sua maioria por mulheres com idade acima dos 50 anos, o prefeito falou da situação em que encontrou o município e das dificuldades que está tendo para resolver problemas emergenciais como falta de medicamentos na rede de saúde, escolas sem condições de atender aos alunos e o pagamento dos salários atrasados dos servidores. “Vamos esquecer o passado e das pessoas daqui para frente”, disse Cardoso acrescentando que vai levar um ano para colocar a prefeitura em situação razoável. “Hoje já está muito melhor do que estava”, frisou.

Alexandre Cardoso disse que vai criar um programa especial de atenção ao idoso, o PEG (Programa Especial de Geriatria), com centros de atendimento e equipes médicas especializadas. Ele, como médico, disse que os idosos têm que se cuidar para evitar problemas graves. Pediu a ajuda deles para ajudar na mudança e transformação da cidade para que as pessoas possam cuidar melhor de seus filhos e netos.

O projeto Viva Bem Terceira Idade pretende resgatar a cidadania das pessoas que direta ou indiretamente ajudaram no desenvolvimento do município, e hoje necessitam a ajuda do poder público. Mudanças vão acontecer como a criação de uma equipe multidisciplinar itinerante, formada por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e nutricionista que percorrerá os polos para atender aos participantes do programa. Uma vez por mês será realizado um baile para terceira idade, reunindo moradores de todos os distritos. Além da ginástica, os idosos terão aulas de Tai Chi Chuan, trabalhando ao corpo e a mente, e de dança de salão.

A professora Luana comandou os exercícios
A professora Luana comandou os exercícios

Junto com o prefeito participou do encontro o secretário municipal de Esporte e Lazer Gilberto Silva,  o subsecretário Julio Cesar Ferreira e a professora de Educação Física Luana dos Santos, da Fundec, parceira do projeto.

Antes das oito horas, Clarice Francisca Mendes, de 74 anos, seu filho Luiz Claudio Mendes,  43, portador de necessidade especial, e as amigas Glaucia Matos, 53, Maria Aparecida de Oliveira, 77, e Nery Pereira Campos, 68 anos, já estavam na Praça do Pacificador, no Centro, esperando pelo prefeito, e é claro, pela ginástica.

Durante o intervalo dos exercícios, Sônia Guimarães, de 67 anos, moradoras do bairro 25 de Agosto disse que sempre gostou das atividades, tendo participado inclusive das aulas que eram realizadas na Vila Olímpica. Com ela, Teresa Alvarenga, de 75 anos disse que começou a fazer exercícios na Praça Roberto Silveira e nunca mais parou. “Os exercícios ajudam no meu desenvolvimento motor e mental. Hoje me sinto muito bem de saúde. Antes tinha dor de cabeça e problemas musculares”, revela Sônia Guimarães.

 

As mulheres mostraram que têm disposição
As mulheres mostraram que têm disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …