Home Guapimirim Pontos Turísticos de Guapimirim

Pontos Turísticos de Guapimirim

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Serra dos orgãos

O Parque está aberto à visitação todos os dias da semana. O horário de entrada é de 8h às 17h, devendo ser observados os seguintes horários especiais:

• É permitida a entrada de 6h às 8h e de 17h às 22h para acesso às trilhas de montanha e áreas de camping, mediante a aquisição antecipada de ingresso.

• Os visitantes hospedados nas áreas de camping ou na pousada podem entrar no Parque até meia noite, apresentando o recibo de hospedagem na portaria, salvo em situações excepcionais previamente autorizadas pela administração.

 

Menores de sete anos e maiores de sessenta anos são isentos. Moradores de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim tem 50% de desconto nas taxas mediante apresentação de comprovante de residência. O pagamento da taxa de uso do camping não isenta o visitante do pagamento da taxa de visitação.

 

Museu Von Martius

 

Museu Von Martius

O Centro de Visitantes von Martius da Sede Guapimirim está instalado em casarão do século XIX, restaurado para a preservação de suas características originais.

 

O histórico casarão abriga esposição permanente com fotos e informações sobre o parque, uma maquete de toda  a área do PARNASO, além de interessante coleção de exemplares das obras do botânico Von Martius, material especializado sobre meio ambiente, videoteca e um auditório para realização de cursos, palestras e seminários, equipado com TV e vídeo e com capacidade para 40 pessoas.

 

 

Capela Nossa Senhora da Conceição

 

Capela Nossa Senhora da Conceição

 

Datada de 1713, esta histórica construção está situada em uma pequena ilha fluvial entre dois braços do rio Soberbo.

Construída em estilo barroco, o prédio é tombada pelo INEPAC e é um importante remanescente histórico do período de ocupação colonial do recôncavo da Guanabara.

A capela é aberta quinzenalmente para a realização de missas e visitas (segundo e quarto sábados do mês).

 

 

 

Poço Verde

 

Poço verde

 

Principal atrativo natural da Sede Guapimirim, o Poço Verde é um conjunto de cachoeiras, corredeiras, poços artificiais e naturais do Rio Soberbo. Ótimo local para banho, localizado a 20 minutos de caminhada do Centro de Visitantes.

 

 

 

 

 

Poço do Sossego

 

Poço do sossego

 

 

O poço é sombreado por árvores repletas de bromélias e orquídeas.

O acesso mais resguardado justifica o nome deste poço que recebe sol poucas horas por dia.

 

 

 

 

Poço da Ponte velha

 

Poço da Ponte Velha

 

Junto às ruínas dos pilares de uma antiga ponte da estrada real encontra-se um aprazível poço de águas quase sempre calmas e fácil acesso.

É possível parar veículos a cerca de 20m do rio. Próximo ao poço existem sanitários e um quiosque que serve lanches e bebidas.

 

 

 

Poço da Preguiça

 

Poço da Preguiça

 

 

Outra boa opção para banho, a 15 minutos de caminhada do Centro de Visitantes.

 

 

 

 

 

Kartódromo de Guapimirim

 

Kartódromo de Guapimirim

 

 

Para chegar ao Kartódromo Internacional de Guapimirim é muito fácil: Rodovia Rio Teresópolis km 111 pista de subida, bairro Parada Ideal, e depois é só seguir as placas.

 

 

 

 

 

Ruínas Arqueológicas

Os estudos indicam que a tecnologia de construção deve ser da mesma época das construções da Floresta da Tijuca. Uma das caneletas de pedra pesquisadas teria como funções coletar e canalizar águas da parte mais alta da propriedade até a área onde a quina era moída para extração do seu princípio ativo.

 

Trilhas

 

Estrada da Concórdia – caminhada ecológica com percurso de aproximadamente 12 Km atravessando floresta de Mata Atlântica de considerável condição de preservação aonde se encontra várias espécies da flora e da fauna e inúmeros balneários ao longo do Rio Iconha.

 

Trilha do Ouro – caminhada ecológica através de trilha que até o início dos anos 60 era utilizada pelos moradores da localidade do Paraíso para transportar seus entes queridos que eram sepultados no cemitério do Bananal numa travessia que hoje, dura 4 horas. Imprópria para crianças menores de 12 anos e pessoas idosas, pelo grau de dificuldade que ela apresenta.

 

Estrada das Corujas – um percurso de 5 horas ida e volta, saindo da localidade das Corujas em Guapimirim até Stº Aleixo no município de Magé, local conhecido como “Pau à Pique” onde é possível tomar deliciosos banhos de cachoeiras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …