Home Agenda Cultural História de Itaguaí entra em debate no Teatro Municipal
Agenda Cultural - Exposições e Artes - Itaguaí - 16 de maio de 2012

História de Itaguaí entra em debate no Teatro Municipal

Estação Ferroviária de Itaguaí (1910) - Hoje Casa de Cultura

 

Nesta quinta-feira (17/05), a Casa de Cultura de Itaguaí realizará a 6ª edição do Encontro de Memória. Durante o evento, previsto para começar às 14h no Teatro Municipal, haverá diversas atrações, como palestra, exibição de documentário e exposição sobre os locais históricos da cidade da Baixada Fluminense. Haverá ainda uma homenagem a todos os que participaram da elaboração do livro “Itaguaí, a Cidade do Porto”, lançado no ano passado, que relata a história do município. A atividade faz parte do projeto “Memória Viva de Itaguaí”, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

 

A programação do Encontro de Memória tem início às 14h, com palestra da professora Cascia Frade sobre o tema “A importância do resgate e da preservação da memória”. Logo após, haverá a exibição de documentário de 30 minutos sobre a história de Itaguaí, que foi produzido a partir do livro “Itaguaí, a Cidade do Porto”. A obra conta como a antiga Vila de Itaguaí, utilizada como ponto de descanso de viajantes entre Rio e São Paulo, deu lugar a um importante centro portuário.

Os visitantes terão acesso, ao longo do dia, a uma exposição com fotos antigas de Itaguaí, que mostram como era o prédio da prefeitura em 1940. Também haverá imagens da extinta estação ferroviária, fundada em 1910, que hoje dá lugar à Casa de Cultura do município. Além dos visitantes poderem comparar outros locais, como o Chafariz Municipal, datado de 1847, e a igreja matriz São Francisco Xavier, que foi inaugurada em 1729.

A Casa de Cultura de Itaguaí fica na Rua Ismael Cavalcante, s/nº, Centro de Itaguaí, antiga estação ferroviária do município. Mais informações pelo telefone (21) 2688-8460.

 

 

:: Serviço ::

 

Encontro de Memória de Itaguaí

 

Local: Teatro Municipal de Itaguaí – Rua Amélia Louzada, 311 – Centro de Itaguaí

Data: Quinta-feira, dia 17 de maio

General Bocaiúva
Igreja Matriz São Francisco Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Caxias Shopping apresenta show gratuito da Banda Black Man

A banda Black Man vai transformar a Praça de Alimentação do CaxiasShopping em um palco de …