Home Itaguaí Itaguaí: Mutirão contra a dengue acontece sábado no bairro Califórnia
Itaguaí - Notícias - 16 de maio de 2012

Itaguaí: Mutirão contra a dengue acontece sábado no bairro Califórnia

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí está organizando mais uma caminhada contra a dengue na cidade. No próximo sábado (19/05), o bairro contemplado será o Califórnia. Agentes de saúde e patrulheiros mirins (crianças de 8 a 12 anos) darão orientações sobre a identificação de focos do Aedes aegypti, com o objetivo de mobilizar a população para os cuidados rotineiros na prevenção da doença. O ponto de concentração será em frente à quadra esportiva da localidade, ao lado do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), localizado à Rua Washington, s/nº.

Durante a caminhada, carros de som divulgarão a proposta da iniciativa 10 Minutos Contra a Dengue, projeto do Governo do Estado inspirado em estratégia adotada em Cingapura. As associações de moradores, conselhos comunitários e igrejas católicas e evangélicas de Itaguaí também estão mobilizadas. É esperada a participação de cerca de 300 pessoas, dentre elas o grupo da Terceira Idade, que recebe apoio da Secretaria de Assistência Social de Itaguaí. Esses idosos também farão o trabalho juntamente com as equipes de saúde.

Foco na prevenção – A ação será realizada no Califórnia, única localidade de Itaguaí onde a infestação das larvas deAedes aegypti é mais acentuada. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde de Itaguaí, Sebastião Jorge de Souza, o objetivo das caminhadas é conscientizar os moradores sobre a importância da dedicação de dez minutos por semana para limpeza dos principais criadouros do mosquito. “Nossa estratégia está sendo mais voltada para os locais críticos e em alerta. São frequentes as realizações de palestras nas escolas e nos demais locais”, afirma.

Além do Califórnia, foram ainda detectadas cinco localidades de Itaguaí em situação de alerta: Engenho, Itaguaí Mar, Monte Serrat, Parque Paraíso e Ibirapitanga. Na média geral, o município está em baixo risco. O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa), feito entre 10 e 17 de março deste ano, apontou Itaguaí com 0,6% de focos do mosquito, o menor índice desde 2005 para o município.

Diminuição dos casos de dengue – O trabalho preventivo feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí e a ausência de chuvas têm sido responsáveis pela diminuição nos casos de dengue da cidade. Segundo dados do departamento de Vigilância em Saúde de Itaguaí, até o momento, o município registrou 45 casos suspeitos de dengue. O diretor do departamento, Sebastião Jorge de Souza, destaca a maior participação de parceiros, como centros comunitários e associações de moradores, na redução do número de casos da doença. “Este ano, está sendo muito importante a participação dessas instituições. Como elas têm contato direto com os moradores, conseguem convencê-los melhor”, diz Souza.

Os interessados em participar das demais caminhadas devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou a Associação de Moradores do seu bairro. Outras informações pelo telefone (21) 2688-6052, ramal 248.

 

:: Serviço ::

Data: Sábado, dia 19 de maio

Local: Ponto de encontro na quadra esportiva, ao lado do Cras Califórnia – Rua Washington, s/ nº, Qd. 102, Lote 01, bairro Califórnia – Itaguaí (RJ).

Horário: A partir das 9h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …