Home Itaguaí MMX inicia segunda etapa do Programa de Educação Ambiental
Itaguaí - Notícias - 14 de junho de 2012

MMX inicia segunda etapa do Programa de Educação Ambiental

Entre os dias 12 e 15 de junho, a MMX promoverá palestras sobre saneamento e qualidade de vida, saúde ambiental e coleta seletiva para alunos e professores Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Severina dos Ramos Sousa, em Coroa Grande, Itaguaí. Essa atividade marca o início da segunda etapa do Programa de Educação Ambiental (PEA) em Itaguaí e Mangaratiba

 

Ao longo de 2012, a MMX vai investir cerca de R$ 300 mil em atividades de educação ambiental desenvolvidas com professores e alunos de escolas públicas da região, lideranças comunitárias, pescadores, jovens e representantes de organizações não-governamentais. O objetivo é promover a discussão sobre temas relacionados ao meio ambiente como saúde ambiental, educomunicação socioambiental, coleta seletiva, desenvolvimento sustentável e Agenda 21, saneamento e qualidade de vida, impactos ambientais, uso racional da água e agricultura sustentável. Para isso, a MMX vai promover cursos, palestras e oficinas gratuitas sobre os temas.

 

Além das palestras para professores e alunos, a segunda etapa do Programa de Educação Ambiental irá promover três outras atividades: oficinas de Educomunicação para jovens entre 13 e 18 anos de idade, curso de Formação de Agentes Ambientais Locais e curso de Coleta Seletiva e Reciclagem para a comunidade local. Locais e datas dessas atividades ainda não foram definidos.

 

Luciano Ferreira, diretor de Implantação e Operações Portuárias da MMX, destaca que a participação da comunidade no Programa é uma forma de criar e fortalecer a cultura da preservação e conscientização ambiental na região onde a companhia está construindo o Superporto Sudeste. “Queremos contribuir para a reflexão sobre temas relacionados ao meio ambiente, de forma que a comunidade acompanhe o processo de gestão ambiental do empreendimento que está sendo implantado na Ilha da Madeira”.

 

Primeira fase

A primeira fase do Programa de Educação Ambiental foi realizada em 2011, no Senai de Itaguaí e compreendeu três módulos: o primeiro, voltado para  lideranças comunitárias e adolescentes da região, formou agentes ambientais. O segundo, cujo público-alvo foi professores da rede pública de ensino de Itaguaí e Mangaratiba, formou multiplicadores ambientais. O terceiro módulo, aberto à população em geral, promoveu oficinas de fotografia e vídeo. Os melhores trabalhos produzidos nas oficinas, com temática ambiental, foram premiados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …