Home Itaguaí Nova etapa da Campanha Antirrábica Animal em Itaguaí vai até o dia 26
Itaguaí - Notícias - 11 de abril de 2012

Nova etapa da Campanha Antirrábica Animal em Itaguaí vai até o dia 26

Na última terça-feira (10/04), teve início em Itaguaí mais uma etapa da campanha contra raiva em cães e gatos, promovida pela Vigilância em Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Governo do Estado. As equipes começaram a ação pelo bairro do Engenho, onde estiveram das 9h às 17h. A campanha segue até o dia 26 de abril, uma quinta-feira. Os animais que não forem vacinados nos dias programados da campanha poderão ser imunizados nas dependências da própria Vigilância Sanitária.

Depois de um rigoroso processo de qualificação da vacina, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado autorizou a campanha para 2012 e doou para o município 23 mil doses. Cães e gatos devem ser vacinados, pelo menos, uma vez por ano, a partir dos dois meses de idade. O objetivo da campanha é controlar a raiva canina e felina para não disseminar no município. Senão combatida, a raiva pode passar para o ser humano, principalmente os que possuem animais de estimação.

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde de Itaguaí, Sebastião Jorge Bernardo de Souza, tanto animais domésticos como os de rua, serão imunizados. “Teremos equipes móveis que irão de casa em casa, e quando se depararem com a população errante, irá vaciná-los também. Não temos carrocinha, mas temos equipes volantes”, emenda o diretor. Souza pretende cobrir 100% da meta estabelecida. “Nossa estimativa para este ano é que mais de 25 mil animais sejam vacinados. Os que não forem alcançados nesta primeira etapa poderão entrar na estatística em setembro/outubro quando acontecerá a vacinação nacional”, conta o diretor.

População canina de rua cresce nas ruas da cidade

Ao circular pelas ruas de Itaguaí, é possível se deparar com inúmeros cães abandonados. A cidade ainda não disponibiliza um Centro de Zoonoses, o que é exigido pela Lei do Código de Postura. “Existe um projeto para que isso aconteça. Precisamos de uma zoonose ou canil para fazer o recolhimento destes animais e submetê-los a tratamentos de peles, combater a parasitose, vermifugar, castrá-los e depois colocá-los para adoção”, especula Souza.

:: Programação ::

Dia 12/04 – No bairro do Engenho (Rua 18 – próximo à ponte, final da Rua João Plaza Gonzáles, CIEP 497 e Avenida Itaguaí, 156 – em frente ao lava jato)

Dia 17/04 – No Centro (Praça Dom Luiz Guanela, Rua Fernando Oliveira, Entrada da Expo e próximo ao Colégio Clodomiro Vasconcelos

Dia 19/04 – Jardim Laia (Rua Olavo Vieira de Farias), Parque Paraíso (próximo a E.M. Prefeito Abeilard Goulart)

Dia 24/04 – Mesmos locais do dia 19, incluindo Rua Prof. José Moraes Dias

Dia 26/04 – Vila Califórina (Próximo ao Salão Paroquial, Quadra de Esportes e Avenida Orleans) e bairro Santana na praça principal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …