Home Notícias Educação Oficinas e atividades esportivas animam as férias de verão em Itaguaí
Educação - Itaguaí - 22 de dezembro de 2011

Oficinas e atividades esportivas animam as férias de verão em Itaguaí

Janeiro é tempo de diversão e mais aprendizado em Itaguaí. Sete escolas da rede municipal de ensino continuarão funcionando  durante as férias, aos sábados,por meio do Programa Escola Abertado Ministério da Educação (MEC) em parceria com a prefeitura. Nessas unidades, são realizadas oficinas de artesanato, biscuit, curso de cabeleireiro, além de esportes diversos abertos aos alunos, jovens, crianças, adultos, pais, responsáveis e idosos, principalmente o público entre 12 e 15 anos. As atividades, que são organizadas no formato de oficinas, palestras e cursos, envolvendo, acontecem todos os sábados, das 8h às 14h ou das 9h às 15h, dependendo da disponibilidade das escolas.

Para a coordenadora do programa Escola Aberta em Itaguaí, Regina Vasconcellos, o retorno tem sido bastante positivo. De acordo com ela, duas escolas se destacam na realização dessas atividades: A E. M. Oscar José de Souza, na Ponte Preta e a E. E. M. Chaperó, no bairro de mesmo nome. “Pela falta de opções de lazer, a comunidade acaba aderindo bastante. A média de participantes varia entre 150 e 180”, afirma, acrescentando que o sucesso de atividades esportivas como taekwondo tem exportado talentos da cidade. “Alguns grupos já se apresentaram em outros municípios”. Além disso, a novidade chamou a atenção da E. M. Dr. Jorge Abraão, no bairro do Mazomba, que não participava do programa e decidiu, por conta própria, ampliar seu horário de aula aos sábados, com atividades como vídeos e sala de jogos.

Na E. M. Oscar José de Souza, as atividades são constantes aos fins de semana, sempre das 8h às 14h. Oficinas de cabeleireiro, taekwondo e culinária divertem e instruem a comunidade do entorno da Ponte Preta. É o mesmo caso da E. E. M. Chaperó, onde são oferecidas aulas de artesanato, culinária, street dance, modelo e manequim, além de esportes como vôlei e futsal. De acordo com a diretora da unidade, Marleide Minomo, o programa ainda conseguiu reduzir o índice de jovens de 12 e 13 anos grávidas. “A presença do Escola Aberta foi fundamental para os moradores do Chaperó, já que, tirando a criança e o jovem das ruas aos fins de semana, houve ainda a diminuição de comportamentos negativos, como palavrões”, alegra-se a diretora.

            Um programa do MEC – O Programa Escola Aberta, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social. Em parceria, a comunidade escolar e a do entorno ampliam sua integração planejando e executando atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas. A proposta é no sentido de fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento.

As atividades acontecem nas unidades abaixo:

 

* E. M. Oscar José de Souza – Rua Lucia Tieme Hara s/n.º, bairro da Ponte Preta – (21) 2687-0912

 

* E. M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim – Rua Sebastião Bruno Oliveira s/nº, bairro Itimirim – (21) 3782-4261(Sec) / 2687-8845

 

* E. M. Tereza de Araújo Sagário – Av. Tabajara, s/nº, bairro Ibirapitanga – (21) 3782-2028

 

* Ciep 497 – Rua Manoel Soares da Costa, s/nº, bairro do Engenho – (21) 2688-1911

 

* E. M. Severino Salustiano de Farias – Est. do Teixeira esq. C/ Rua Z s/n.º, bairro Teixeira – (21) 2687-6895

 

* E. M. Elmira Figueira – Rua Tocantins, s/n.º, bairro Estrela do Céu – (21) 3782-4211 (Sec)

 

* E. E. M. Chaperó – Rua 16, s/n.º – Gleba B, bairro do Chaperó – (21) 2687-4973

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Evento celebra o turismo em Itaguaí

O Sítio Jonosake promove, no dia 4 de junho, o Dia do Guia Jonosake 2016. O evento, que co…