Home Magé Coleta seletiva vira realidade em Magé
Magé - Meio Ambiente - Notícias - 23 de janeiro de 2012

Coleta seletiva vira realidade em Magé

Um programa de coleta seletiva de lixo vai ser implantado no município de Magé, que também vai investir bastante em educação ambiental. Na última sexta-feira Edinei João Garcia, coordenador do Projeto de Coleta Seletiva Solidária (PCSS), no estado, se encontrou com representantes das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Trabalho, Educação, Governo e Ações Estratégicas, além de representantes das cooperativas de catadores de material reciclável, para que fossem apresentados os parâmetros necessários para implementação do PCSS.
Diante do desafio de implementar o projeto no município, o secretário de Meio Ambiente, Claudio Cosentino, deixou claro que a orientação sobre o programa do Instituto Estadual do Ambiente é um suporte necessário para um esquema mais completo. “A busca por orientação é para formatar um projeto sólido, inserido nas diretrizes e bases que servem para colocar Magé dentro da política  ambiental do estado” disse Cláudio. O coordenador do PCSS esclareceu sobre o funcionamento do projeto da coleta solidária e a subdivisão básica entre lixo reciclável e não-reciclável, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo governo federal. “O mercado é outro fator que vai determinar o que vai estar dentro dessa classificação do material reciclável”, Edinei, ressaltando que o beneficiamento do material recolhido é definido através da demanda de comércio na região. O palestrante também destacou um avanço dentro do processo de estruturação no município que já possuir uma Lei municipal que estabelece a coleta seletiva e está em conformidade e mais próxima da legislação federal nesse sentido.
O programa Coleta Seletiva Solidária é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente e do Inea que visam melhorar a gestão dos resíduos sólidos urbanos e promover a inclusão social dos catadores, através da parceria com as cooperativas locais. O Inea através do grupo operacional e técnico realiza a capacitação dos gestores do projeto nos municípios de acordo com a linha de ação, que no caso de Magé, é a gestão pública municipal. Até que a Coleta Seletiva Solidária esteja funcionando efetivamente na cidade ainda é necessário uma série de adaptações e ações dentro de um diagrama desenvolvido pelo Inea e é dividido em três fases: estruturação, projeto piloto e a expansão. Magé ainda está na fase de estruturação, mas visa em breve constituir a implantação do projeto piloto no município.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …