Home Agenda Cultural Começa hoje a programação cultural gratuita em Magé
Agenda Cultural - Magé - Shows e Eventos - 29 de outubro de 2012

Começa hoje a programação cultural gratuita em Magé

Espetáculo teatral ao ar livre e exposição de telas inspiradas em vanguardistas da arte brasileira são as programações para esta semana em Magé. A população poderá consumir cultura gratuitamente e também incentivar jovens artistas locais.

“Somos todos artistas” é o tema da exposição de jovens e adolescentes do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professora Sônia Maria Piedade de Moura, no bairro do Saco, primeiro distrito de Magé, inspirados por obras de artistas participantes do grande movimento revolucionário da cultura nacional, a Semana de Arte Moderna em 1922, entre eles Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Anita Malfatti. Segundo Elisângela Souza, “esta exposição vai ser com as telas que os alunos fizeram na escola e que depois pintaram trabalhando a arte moderna brasileira […] e outros trabalhos sobre gêneros de pintura, pintura figurativa e abstrata”, explicou a professora responsável pelo projeto.

A abertura da mostra será na próxima terça-feira, 30 de outubro, às 14h, na unidade escolar e vai até o dia 1º de novembro.

No sábado, 3 de novembro, a Praça Dr. Nilo Peçanha será palco do espetáculo teatral “O Vaqueiro que não sabia mentir”, que vai marcar a estreia de Magé no Circuito Estadual de Cultura, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura que está na quarta edição, e busca promover o acesso do público à produção atual de teatro, dança, música e circo. O evento que veio para a cidade através da parceria entre o Departamento de Diversidade Cultural e Cidadania em conjunto com a Fundação Educacional e Cultural de Magé (FECM) será gratuito e terá início às 16h.

 

A trama da peça, dirigida por Michelle Cabral e estrelada pelo grupo teatral Cutucurim, é baseada na batalha entre a verdade e a mentira. O ganancioso Fazendeiro Sebastião aposta com o Fazendeiro Euzébio um saco de dinheiro que irá fazer o seu fiel Vaqueiro Chico, que nunca mente, contar uma mentira das brabas pra ele. Com o intuito de ganhar a aposta o Fazendeiro Sebastião junto com sua filha, Linda Flor, armam um plano. Ela começa a se aproximar e faz com que Chico se apaixone por ela. Desta forma pede que ele mate o Boi Barroso, boi de estimação, do seu patrão. Acreditando que Chico irá mentir quando o patrão perguntar pelo boi. Com muito humor, o Cutucurim vai buscar na cultura de tradição popular os elementos que mostram esta linda estória.

 

Serviço:

EXPOSIÇÃO “Somos todos artistas”
DATA: 30/10 (14h às 19h) | 31/10 e 1/11 (10h às 19h) – terça a quinta
LOCAL: Colégio Estadual Profª Sônia Maria Piedade de Moura
Rua Francelina Ullmann, 1003 – Bairro: Saco, Magé

 

TEATRO “O Vaqueiro que não sabia mentir”
DATA: 03/11 às 16h (sábado)
LOCAL: Praça Dr. Nilo Peçanha, Centro – Magé (praça da Prefeitura)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Caxias Shopping terá Bloquinhos e bailinho de carnaval

O Carnaval do Caxias Shopping desse ano não será como o que passou! Em fevereiro, a progra…