Home Magé Conselheiros Escolares tomam posse em Magé
Magé - Notícias - 20 de dezembro de 2012

Conselheiros Escolares tomam posse em Magé

Mais de 560 pessoas estiveram presentes na última quarta-feira, 19, no CIEP 128 Magémirim em Magé, para tomar posse no Conselho Escolar.  São ao todo 93 escolas e creches espalhadas por todo o município e cada unidade tem seu próprio conselho.

O Conselho Escolar é um órgão colegiado constituído por representantes de pais, professores, alunos e funcionários da comunidade escolar. Cabendo aos conselheiros as prerrogativas de caráter consultivo, deliberativo, mobilizador e fiscalizador, atuado sempre nas escolas municipais.

 

Délcio José de Araújo, integrante do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE) do estado do Rio de Janeiro e articulador dos conselhos municipais, comentou a importância da implantação das assembléias em cada unidade escolar. “Vocês agora tem a obrigação de não apenas legitimar o que está sendo imposto, mas também apontando onde precisa ser melhorado”, disse.

Os conselheiros foram escolhidos através de eleição nas próprias unidades escolares, pela comunidade. Os mentores ficam no “cargo” por dois anos, e depois haverá novo pleito, para a escolha dos novos representantes. A capacitação desses conselheiros deve ser realizada no próximo mês, em uma das Universidades Federais (UFF ou UFRRJ) que agora tem a capacidade de oferecer o treinamento a este segmento.

A diretora da Escola Municipal Nova Sertão, Fátima Rocha, disse estar muito feliz e com muitas expectativas em torno do Conselho Escolar. “Tudo que estiver ao nosso alcance e que o conselho achar que devemos implantar, nós iremos fazer. Eu fiquei muito feliz quando eu vi os pais fazendo questão de comparecer a escola para votar, isso tudo é maravilhoso e nosso serviço será bem feito, pois é com muito amor”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …