Home Magé Magé: Assinado termo de cooperação técnica para reativar ferrovia histórica
Magé - Notícias - 26 de março de 2012

Magé: Assinado termo de cooperação técnica para reativar ferrovia histórica

O prefeito Nestor Vidal assinou o termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de parcerias para reativar a Estrada de Ferro que liga a cidade do Rio à região serrana do estado. O acordo foi firmado entre o governo municipal de Magé, a Secretaria estadual de Transportes (SETRANS), representada pelo secretário Julio Lopes, e a Prefeitura de Petrópolis, representado pelo prefeito Paulo Mustrangi, no Museu Imperial durante o seminário ‘O Brasil de volta aos trilhos’.

A partir desta parceria terá início a fase de elaboração de projetos e a captação de recursos para que seja viável a reativação da Estada de Ferro Príncipe do Grão Pará que no percurso pelo município de Magé, originou a criação da estação da Guia de Pacobaíba que também deu nome ao distrito, mais conhecido como Mauá.

Vidal destacou o avanço do município neste curto período de gestão. “Magé está vivendo um processo acelerado rumo ao desenvolvimento, a assinatura desse documento e a reativação da ferrovia impulsiona o turismo local e é funcional para a população das três cidades (Rio – Magé – Petrópolis) com a redução no tempo de viagem”, ressaltou o prefeito.

Magé e a primeira ferrovia do país

A primeira estrada de ferro do Brasil, terceira da América Latina passa por Magé, e foi inaugurada por Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde Mauá, em 30 de abril de 1854. No quinto distrito, Mauá, é possível encontrar a estação da Guia de Pacobaíba, o píer e a casa de vigia do local por onde passaram ilustres figuras da história nacional. O local era ponto de transbordo para a Família Imperial quando vinha do Rio de Janeiro para passar os verões em Petrópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …