Home Notícias Cursos e Concursos Magé: Produtores Rurais participam de curso para produção de queijo
Cursos e Concursos - Magé - 19 de setembro de 2012

Magé: Produtores Rurais participam de curso para produção de queijo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura ofereceu um curso de fabricação de queijo para agricultores familiares de Magé. Nesta terça-feira, 18, foi realizado o encerramento do curso com uma aula prática na Associação de Pequenos Produtores Rurais da Vala Preta. O curso é parte o projeto da secretaria que tem o objetivo de capacitar o agricultor familiar, possibilitando maiores condições de geração e renda.

A primeira etapa do curso foi realizada em agosto, quando a SMDEA levou 20 agricultores para conhecer uma produção industrial de queijo em Saquarema. Os alunos conheceram também um agricultor familiar que produz em casa, e contou a sua experiência, os benefícios e os cuidados necessários para trabalhar com o leite.

 

Na segunda fase o grupo participou de uma aula teórica sobre Boas Práticas e Manejo no Curral, onde foi explicada a importância a higienização. E na aula prática a turma aprendeu a fabricar o Queijo Minas Frescal, um Iogurte e Ricota.

“Passamos aqui a maneira mais correta de fazer o queijo, adequando às necessidades de cada produtor e as suas condições. A base de tudo é a higiene, então é possível fazer um queijo de qualidade e sem contaminação, na cozinha de casa se seguirmos os padrões e todos os passos”, explicou a professora Valéria Pardellas que é Extensionista Social da Emater-RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Inscrições abertas para a Unidade São João de Meriti do Senac RJ

O calendário de cursos da unidade São João de Meriti do Senac RJ está …