Home Magé Magé: Secretaria de Agricultura lança campanha de vacinação contra a febre aftosa
Magé - Notícias - 15 de maio de 2012

Magé: Secretaria de Agricultura lança campanha de vacinação contra a febre aftosa

A Secretaria de Agricultura iniciou no dia 12 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa e o prefeito Nestor Vidal participou do evento, fazendo uma aplicação simbólica da vacina em uma vaca da Fazenda Correnteza, no Taquaral. Ao todo serão quatro mil cabeças de gado que serão imunizadas contra a doença, causada por um vírus, durante o mês de maio, e em seguida no mês de novembro haverá outra campanha já que a vacinação tem que ser de seis em seis meses.

A prefeitura doa a vacina para pequenos produtores que possuem até 50 cabeças de gado, já os grandes produtores tem autonomia própria para vacinar seu rebanho. A campanha contará ainda com vacinação contra outras doenças, como raiva, clostridiose que é uma doença que causa morte súbita e também brucelose, que causa aborto em vacas prenhas.

 

O veterinário Paulo César Rosa comentou a importância da campanha de vacinação. “Essa vacinação é uma obrigação nossa, e também é muito importante dentro do município, já que se um gado contrair a doença, todo rebanho num raio de 3km terá que ser sacrificado”, ressaltou o veterinário.

João Alísio, chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Cachoeira de Macacu, esteve presente no evento e disse que conseguiram um aumento significativo com a campanha do ano passado. “Na última campanha conseguimos uma aprovação de 95%, ou seja, conseguimos aumentar os números de produtores e o número de vacinados. Esse tipo de empenho não mexe só com a economia do município, mas também com a economia do estado e consequentemente a do Brasil”, afirmou João.

Além do aumento do número de bovinos e equinos vacinados, João trouxe uma ótima notícia para os produtores rurais do município. Em breve será instalado um posto de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), que para ser tirado uma via, os produtores precisam viajar mais de 150km a Cachoeira de Macacu para conseguir esse documento para transporte de qualquer animal.

O prefeito Nestor Vidal, agradeceu a cooperação de todos para transformar o projeto em realidade dentro do município. “Quero agradecer a todos que estão aqui e que ajudaram dentro dessa campanha, e queria dizer que nós perdemos muito dentro da área da agricultura. Vejo a vontade nos olhos dos pecuaristas, e quando eu enxergo isso só desejo o melhor para todos e quero que Magé seja referência em turismo, pesca e outras coisas. Dessa forma faremos uma Magé diferente e mais bonita”, concluiu o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …