Home Mesquita Mesquita intensifica combate à dengue
Mesquita - Notícias - 5 de março de 2013

Mesquita intensifica combate à dengue

A Prefeitura de Mesquita vem intensificando o combate à dengue em todo o município. Nesta terça, dia 5 de março, uma equipe de Mobilização de Combate à Dengue esteve, das 8h às 11h, no Centro Municipal de Saúde (CMS), no Centro, para conscientizar os usuários, tirar suas dúvidas sobre o tema e apresentar atividades lúdicas para crianças e adultos. Além disso, eles também distribuíram folhetos da campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, que ensina as pessoas a checarem, em apenas 10 minutos por semana, os riscos de facilitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 

A iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as caixas d’água vedadas; as calhas limpas; os tonéis, galões, poços e barris bem vedados; os pneus sem água e em lugares cobertos; ralos limpos e com tela; bandejas de ar condicionado e de geladeiras limpas e sem água; pratos de vasos de planta com areia até a borda; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; vasos sanitários sem uso constante sempre fechados; baldes virados para baixo; lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças; e piscinas e fontes sempre tratadas.

 

Desde janeiro, as ações desenvolvidas pela secretaria de Saúde de Mesquita alcançaram mais de 20 mil pessoas. Para o combate mosquito da dengue e de seu vírus transmissor, a secretaria de Saúde conta com 139 guardas de endemias agindo diariamente, cada um com sua área de rastreio no município. O ciclo de trabalho é de dois meses, fazendo com que a cada 60 dias todos os imóveis da cidade sejam procurados para vistoria.

 

Ao ser diagnosticado um caso de suspeita de dengue, a equipe de epidemiologia do município ao Controle de Vetores e Fator de Risco Não Biológico. Os agentes vão ao local e constatam os sintomas, verificam que exames já foram realizados e, se confirmada a suspeita, efetuam uma inspeção em torno de 500 metros da residência para verificar a existência de possíveis focos da doença. Além disso, o município conta com um programa de coleta de pneus. Para isso, a maioria dos borracheiros está cadastrada na prefeitura e, aos sábados, a prefeitura recolhe-os, entregando-os a uma empresa parceira que os encaminha para reciclagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …