Home Mesquita Mesquita: UPA receberá recursos
Mesquita - Notícias - 8 de novembro de 2012

Mesquita: UPA receberá recursos

A recém-inaugurada Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h de Mesquita receberá do Ministério da Saúde recursos de R$ 3 milhões, por ano, destinados à sua manutenção, conforme divulgado no Diário Oficial da União de 22 de outubro de 2012.

A ação faz parte da liberação de R$ 20,1 milhões, por ano, para o custeio de nove Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h em cinco Estados. Além de Mesquita, também receberão repasses os municípios do Rio de Janeiro e de Itaboraí, no Estado do Rio; Santo André (SP), Seabra (BA), Sarandi (PR), Maringá (PR), Sorriso (MT), e Juína (MT). Ao todo serão cinco UPAs 24h de porte III e quatro de porte II. Juntas, as unidades poderão atender mais de 2,8 mil pacientes por dia, e terão cerca de 150 leitos.

A Unidade de Mesquita é do porte III, pois possui estrutura com até 20 leitos, e tem capacidade para atender até 450 pessoas por dia. Os recursos recebidos serão incorporados ao Teto Financeiro Anual de Média e Alta Complexidade da Unidade, ficando a cargo do Fundo Nacional de Saúde adotar as medidas necessárias para a transferência regular e automática, do valor mensal para o Fundo Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

As UPAs 24h estão inseridas na rede Saúde Toda Hora, que reorganiza a atenção às urgências e emergências no Sistema Único de Saúde – SUS. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Nas UPAs, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se necessário, serem removidos para um hospital de referência.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h em Mesquita está localizada na Avenida Presidente Costa e Silva (antiga Getúlio de Moura), em Edson Passos. Clique AQUI para visualizar a Portaria N° 2.389 de 19 de outubro de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 22 de outubro de 2012, Seção 1.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Artista plástico Paullo Ramos morre aos 70 anos

Morreu na madrugada de segunda-feira (06/04/2020) o artista Plástico Paullo Ramos. Paullo …